Banca de DEFESA: ISIS REGINA SANTOS DE OLIVEIRA

DISCENTE: ISIS REGINA SANTOS DE OLIVEIRA
DATA: 27/07/2023
LOCAL: SALA 2 do PPGAGRI, Campus Universitário da UFS
TÍTULO: PARÂMETROS GENÉTICOS DAS CARACTERÍSTICAS DE CRESCIMENTO E REPRODUTIVAS DE OVINOS SANTA INÊS
PALAVRAS-CHAVES: Amostrador de Gibbs, características de crescimento, características reprodutivas, herdabilidade, inferência bayesiana, ovinos deslanados.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O conhecimento dos parâmetros genéticos é essencial para a elaboração de programas de melhoramento animal. Objetivou-se estimar componentes de (co)variância e parâmetros genéticos para característica de crescimento e reprodutivas de ovino (Ovis aries) da raça Santa Inês, criados em diferentes estados registrados na Associação Sergipana de Criadores de Caprinos e Ovinos. O banco de dados utilizado foi fornecido por esta associação, composto por observações de pedigree originadas de 11.483 indivíduos registrados dos quais 2.238 eram nascidos no programa e tinham registros de parto, permaneceram na matriz de parentesco. Após a aplicação das restrições, foram mantidos na análise 819 animais com dados referentes a características idade ao primeiro parto (IPP), 151 referentes a intervalo médio ao parto (IPM), 151 referente a intervalo entre parto (IPS), 717 referente a peso ao nascer (PN) e 121 referente a peso aos 60 dias (P60). Para obter os valores dos componentes de (co)variância e parâmetros genéticos utilizou-se análise bayesiana sob modelo animal mediante o algorismo Amostrador de Gibbs com o auxílio do programa MTGAM. O modelo linear unicaracteristica e bicaracterística utilizado considerava o efeito fixo o grupo contemporâneo para características IPP, IPM e IPS, considerou-se efeito idade animal como efeito (co)variável e para características PN e P60 considerou o efeito fixo o tipo de parto e grupo contemporâneo. Os valores ℎ 2 estimados para PN, P60, IPP, IPM e IPS foram iguais a 0.11±0.0612, 0.18±0.0696, 0.028±0.0002, 0.25±0.1387, 0.30±0.1432 respectivamente. O valor estimado da herdabilidade para IPP, PN e P60 é considerado baixo, isso implica que as características estudadas foram controladas principalmente por efeitos ambientais. Já as características IPM e IPS obteve o valor estimado médio, o que leva a concluir que estas características podem ser usadas como critério de seleção em um programa de melhoramento genético de ovino Santa Inês. O valor estimado para a correlação entre as características PN e P60; IPP e IMP; IPP e IPS foi positiva e iguais a r= 0.31, 0.17, 0.18, respectivamente. Já para PN e IPM, IPP e IPS; P60 e IPM, os valores estimados foram negativos e de baixa magnitude que eram fisiologicamente esperados sugere-se seleção individual para essas características. Mas para IPM e IPS mostra tendência positiva e muito elevada igual a r= 0,97 esse valor sugere que o melhor caminho seja através da seleção indireta.

Externo à Instituição - ANA PAULA GOMES PINTO
Presidente - 2579494 - LEANDRO TEIXEIRA BARBOSA
Externo ao Programa - 052.373.685-14 - MARISA SILVA BASTOS

Notícia cadastrada em: 11/07/2023 11:38