Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS ALEXANDRE DOS SANTOS ROCHA

DATA: 23/06/2023
LOCAL: SALA 1 do PPGAGRI, Campus Universitário da UFS
TÍTULO: BIOPROSPECÇÃO E USO DE BIOINSUMOS PARA A PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE MILHO
PALAVRAS-CHAVES: Análise de imagem; fosfato; Fixação de nitrogênio.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O sistema de agricultura intensa tem levado a uma alta pressão no uso da terra, podendo ocasionar diversos efeitos adversos ao ambiente que dificultam a sustentabilidade da atividade, principalmente para as culturas de commodites como o milho. Em busca de uma atividade mais sustentável, diversas tecnologias têm surgido, como a utilização de microrganismos na forma de bioinsumos. Com este projeto visa-se avaliar o potencial de uso como bioinsumo de três microrganismos comerciais e isolados aplicados via hidropriming em sementes de milho para melhoria na germinação e desenvolvimento vegetativo da cultura. Serão utilizadas as sementes do milho híbrido P3707VYH para realização dos testes, sendo avaliado o efeito do hidropriming associado ao uso de microrganismos comerciais Bacillus amyloliquefaciens, B. methylotrophicus, B. aryabhattai e bioprospectos obtidos em solo da Reserva Extrativista Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres, Aracaju-SE. Serão avaliados os efeitos dos tratamentos na viabilidade e vigor de sementes e plântulas. O material vegetativo também será analisado para as enzimas catalase (CAT) e peroxidase (POD). Os melhores tratamentos serão avaliados quanto aos efeitos no desenvolvimento vegetativo em plantas adultas até o estádio V5. As hipóteses a serem testadas são: (a) os bioinsumos aplicados via hidropriming em sementes, favorecem a germinação e desenvolvimento vegetativo de plantas de milho; e (b) os bioprospectos isolados em solos da Reserva Extrativista promovem melhoria do vigor e viabilidade de sementes de milho, possuindo potencial de uso como bioinsumo.

Interno - 1692351 - LEANDRO BACCI
Presidente - 2483844 - RENATA SILVA MANN
Interno - 053.912.555-54 - VALDINETE VIEIRA NUNES

Notícia cadastrada em: 19/06/2023 14:08