Banca de QUALIFICAÇÃO: EDWILSON DANTAS DOS SANTOS

DISCENTE: EDWILSON DANTAS DOS SANTOS
DATA: 16/06/2023
LOCAL: SALA 1 do PPGAGRI, Campus Universitário da UFS
TÍTULO: Avaliação da atividade leishmanicida de chalconas sobre promastigotas e amastigotas de Leishmania amazonensis.
PALAVRAS-CHAVES: Leishmania amazonensis; chalconas; atividade leishmanicida; in vitro.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

As leishmanioses atingem milhares de pessoas por várias partes do mundo e são consideradas uma das Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs) por atingir tanto os países subdesenvolvidos quanto os desenvolvidos. É uma doença que atinge, principalmente, populações com condições precárias de sobrevivência, cujo fator mais agravante é o alto preço dos medicamentos indicados para a leishmaniose. Além do que, esses quimioterápicos trazem em sua composição uma elevada carga de toxinas que provocam vários efeitos colaterais nos seres humanos. Por conta disso, muitos laboratórios de pesquisa trabalham, cada vez mais, com extratos de plantas e substâncias isoladas, por exemplo as chalconas, que vêm se destacando pelas suas propriedades biológicas como uma nova classe propícia para agentes antileishmania. Desse modo, espera-se que o efeito leishmanicida das chalconas proporcione a morte de promastigotas e amastigotas dentro de macrófagos infectados. Assim, o presente trabalho visa a avaliar a atividade leishmanicida in vitro de quinze derivados de chalconas em promastigotas e amastigotas de Leishmania amazonensis, bem como o potencial citotóxico dessas amostras, determinando a sua seletividade. Diante dessa premissa, inicialmente, será realizada uma triagem de 15 derivados chalcônicos em promastigotas de Leishmania amazonensis, os quais serão avaliados quanto ao seu potencial leishmanicida nas concentrações de 100 e 50uM. A partir desses dados, serão selecionados os quatro derivados de chalcona que reduzirem a viabilidade das leishmanias em mais de 50%, preferencialmente na concentração de 50uM, para determinar as respectivas IC50 em promastigotas e CC50 em macrófagos. Logo, para a avaliação em amastigota de Leishmania amazonensis, nos macrófagos, será selecionado um derivado de chalcona, pelo menos, que apresente o menor IC50 e o maior CC50.

Interno - 1692351 - LEANDRO BACCI
Presidente - 2213089 - RICARDO SCHER
Interno - 2208516 - ROBERTA PEREIRA MIRANDA FERNANDES

Notícia cadastrada em: 12/06/2023 16:45