Banca de QUALIFICAÇÃO: JANICE DA SILVA SOARES

DISCENTE: JANICE DA SILVA SOARES
DATA: 14/06/2023
LOCAL: SALA 2 do PPGAGRI, Campus Universitário da UFS
TÍTULO: Suscetibilidade de híbridos de coqueiro ao ácaro Tetranychus neocaledonicus (Acari: Tetranychidae)
PALAVRAS-CHAVES: Taxa instantânea de crescimento (ri). Biologia. Variedades melhoradas.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O Brasil ocupa a quinta posição como maior produtor mundial de coco, com a região Nordeste sendo responsável por 80% dessa produção, o que gera impacto significativo na economia e sociedade. No entanto, a incidência de pragas e doenças é um desafio que limita a produção de coco no país. Uma praga emergente nos coqueirais brasileiros é o ácaro Tetranychus neocaledonicus André (Acari: Tetranychidae), que causa perdas em alguns estados. Uma alternativa para reduzir as perdas causadas por pragas é o uso de variedades resistentes. O objetivo deste estudo é avaliar a suscetibilidade de 16 híbridos de coqueiro anão × gigante, dos quais 15 foram desenvolvidos pela Embrapa, ao ácaro T. neocaledonicus, visando testar duas hipóteses: H0: Os híbridos de coqueiro não são suscetíveis ao ácaro T. neocaledonicus. H1: Os híbridos de coqueiro apresentam suscetibilidade diferenciada ao ácaro T. neocaledonicus. Os ácaros serão obtidos de híbridos de coqueiro e criados em laboratório. Será avaliada a taxa instantânea de crescimento (ri) de T. neocaledonicus nos 16 híbridos por meio de arenas individuais. Serão avaliadas a preferência e a biologia do ácaro aos híbridos contrastantes quanto à taxa de crescimento. A preferência de T. neocaledonicus pelos híbridos será avaliada por meio de arenas individuais com chance de escolha. A biologia de T. neocaledonicus será avaliada em termos de período embrionário, pós-embrionário, oviposição, pré-oviposição e pós-oviposição, registrando-se o tempo de cada fase. Espera-se que com base nos estudos de crescimento populacional, preferência e biologia, seja selecionado ao menos um híbrido resistente ao ácaro T. neocaledonicus.

Presidente - 638.148.201-00 - ADENIR VIEIRA TEODORO
Externo ao Programa - 7426707 - GLAUCIA BARRETTO GONCALVES
Interno - 1692351 - LEANDRO BACCI

Notícia cadastrada em: 12/06/2023 15:51