Banca de DEFESA: JACILENE FRANCISCA SOUZA SANTOS

DISCENTE: JACILENE FRANCISCA SOUZA SANTOS
DATA: 27/06/2023
LOCAL: SALA 2 do PPGAGRI, Campus Universitário da UFS
TÍTULO: RESPOSTA FISIOLÓGICA AO DÉFICIT HÍDRICO DE MILHO EM REGIÃO SEMIÁRIDA: UMA RASTREABILIDADE GENÉTICA DA FASE JUVENIL A PRODUTIVIDADE DE GRÃOS
PALAVRAS-CHAVES: Zea mays L., seca, melhoramento de plantas, dialelo completo, capacidade de combinação, seleção.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

A tolerância à seca na cultura do milho é uma característica poligênica complexa, havendo diferentes mecanismos adaptativos e respostas variadas das plantas ao estresse hídrico. Assim, os objetivos do trabalho foram determinar a ação fisiológica da tolerância a seca e a capacidade combinatória de cultivares comerciais e experimentais de milho sob déficit hídrico em fase juvenil e identificar o potencial para escolha de potenciais genitores para a formação de uma população base na região semiárida. Os ensaios foram conduzidos em casa de vegetação e sequeiro, implantados na área experimental da Embrapa semiárido, localizada em Nossa Senhora da Gloria- SE. Para tanto, foram utilizados 60 tratamentos, sendo 45 progênies, 10 híbridos parentais e 5 testemunhas. Os dados foram submetidos à análise de variância, e posteriormente análise da capacidade geral de combinação (CGC) e capacidade específica de combinação (CEC). O delineamento experimental foi em DBC para todos os ensaios, sendo para a casa de vegetação três repetições e três plantas por parcela e para o experimento em sequeiro com duas repetições contendo duas linhas por parcelas. As variáveis analisadas foram: teor relativo de água, extravasamento de eletrólitos, alturas da planta e de espiga, florescimentos masculino e feminino, peso de grãos e componentes de produção. Para a fase juvenil, houve efeito significativo de CGC e CEC para as variáveis TRA e EE, indicando que os efeitos gênicos aditivos e não aditivos são importantes no controle da expressão fisiológica das plantas sob condições de déficit hídrico. Além disso, a CEC foi predominante em relação a CGC, revelando a predominância de genes de efeitos não aditivos. Para o experimento em ambiente de sequeiro, o efeito da CGC foi predominante em relação a CEC revelando a predominância de genes de efeitos aditivos, onde os valores para os quadrados médios da CGC foram significativos para todas as variáveis AP, AE, FM, FF, PLF, PE, PGT e PG, indicando que os efeitos gênicos aditivos são importantes no controle da expressão do caráter nas plantas. Com base nas características analisadas, observa-se que os genitores P1, P2, P4 e P7 mostraram-se superiores para a formação de populações com maior tolerância ao déficit hídrico em fase juvenil por apresentar valores de CGC altos e positivos. Já para o ambiente de sequeiro, os genitores P2, P7 e P9 foram favoráveis entre os cruzamentos, contribuindo com o efeito aditivo para o desenvolvimento de genótipos promissores. Dente os parentais utilizados, o P2 POPOTOL2 mostra-se benéfico na seleção dos progenitores por conter características morfológicas propícias para utilização na região semiárida. Portanto, constata-se o sucesso na seleção de novos genótipos tolerantes a seca por meio do melhoramento populacional, permitindo identificar genótipos de milho tolerantes a seca ainda em estádio juvenil, além de selecioná-los como uma alternativa para a obtenção de uma nova população na região semiárida.

Presidente - 2424819 - GUSTAVO HUGO FERREIRA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARIA ELISA AYRES GUIDETTI ZAGATTO PATERNIANI
Interno - 2483844 - RENATA SILVA MANN

Notícia cadastrada em: 05/06/2023 09:19