Banca de DEFESA: MAÍSE DOS SANTOS MACÁRIO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAÍSE DOS SANTOS MACÁRIO
DATA: 16/02/2023
LOCAL: SALA 2 do PPGAGRI, Campus Universitário da UFS
TÍTULO: METABOLISMO INFLAMATÓRIO, LIPÍDICO E MORFOLOGIA INTESTINAL DE FRANGOS DE CORTE EM CONDIÇÕES DE ESTRESSE TÉRMICO SUPLEMENTADOS COM ÓLEO ESSENCIAL DE CÚRCUMA
PALAVRAS-CHAVES: Calor, estresse, turmérico, açafrão, ar-turmerona, não curcuminóides.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O objetivo desse trabalho foi avaliar os efeitos metabólicos e de desempenho de frangos de corte suplementados com diferentes doses de óleo essencial de cúrcuma. Para isso, foram utilizados 240 frangos de corte, machos, da linhagem comercial Cobb 500 com idade de 21 até 42 dias. Esses animais foram dispostos em delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial com quatro tratamentos, oito repetições, quatro aves por unidade experimental em dois ambientes (conforto e estresse térmico crônico). No ambiente 1, os animais foram criados sob condições de conforto térmico, à temperatura e umidade ideais para a fase, monitoradas diariamente. No ambiente 2, os animais foram submetidos a estresse térmico crônico, a fim de simular condições de campo, sendo 34ºC por 6 horas diárias (de 10h à 16h) onde permaneceram durante toda a fase experimental (21 à 42 dias). Os tratamentos consistiram em: T1 – controle sem óleo essencial no conforto térmico, T2 – 100mg/kg óleo essencial, T3 – 200mg/kg de óleo essencial, T4 – 300mg/kg de óleo essencial, T5 – Controle sem óleo essencial + Estresse térmico, T6 – 100mg/kg de óleo essencial + estresse térmico, T7 – 200mg/kg de óleo essencial + estresse térmico e T8 – 300mg/kg de óleo essencial + estresse térmico. A expressão gênica diferencial do gene HSP70 confirmou o efeito significativo do estresse térmico uma vez que demonstrou valores de expressão elevados para os tratamentos em que os animais foram criados em altas temperaturas. Os genes IL-1b e OCL não foram influenciados pelas diferentes doses de óleo essencial, apenas pelo ambiente de conforto e estresse. O peso do baço foi afetado pela dose do óleo essencial no estresse térmico, mostrando melhora significativa na dose de 100mg/kg. Para a relação Heterófilos:Linfócitos a utilização do óleo essencial no estresse térmico, foi significativamente melhor nas doses 100, 200 e 300mg/kg comparadas aos animais do conforto térmico. No metabolismo lipídico, a expressão do gene SREBP avaliada, mostrou que a utilização do óleo essencial nas três doses foram capazes de recuperar o efeito negativo do estresse térmico, enquanto os pesos relativos do coração e fígado não foram afetados significativamente pelas doses do óleo essencial. Os níveis de TBARs foram maiores no conforto térmico e na ausência de óleo essencial e a catalase não foi afetada pelos diferentes ambientes e doses do óleo. Já a enzima superóxido dismutase (SOD) mostrou níveis maiores para os animais no estresse térmico, sendo que à medida que a dose de inclusão de óleo aumenta na dieta, os níveis de SOD foram diminuídos. Os resultados de desempenho para peso vivo, consumo de ração e conversão alimentar mostraram, perdas significativas em animais criados em condições de estresse térmico, melhorando os resultados apenas do peso vivo no estresse térmico quando utilizada a dose de 200mg/kg de óleo essencial de cúrcuma.

Externo ao Programa - 2229398 - ANA PAULA DEL VESCO
Externo à Instituição - ANA PAULA GOMES PINTO
Externo à Instituição - ANGÉLICA DE SOUZA KHATLAB
Externo ao Programa - 1699576 - CLAUDSON OLIVEIRA BRITO