Banca de DEFESA: MARIA AIZA FONTES ANDRADE

DISCENTE: MARIA AIZA FONTES ANDRADE
DATA: 30/08/2023
LOCAL: LAGARTO
TÍTULO: DETECÇÃO MOLECULAR DE β-LACTAMASES DE ESPECTRO ESTENDIDO EM ENTEROBACTÉRIAS ISOLADAS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE LAGARTO
PALAVRAS-CHAVES: Enterobacteriaceae; Multirresistência; Infecção Hospitalar.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

Os microrganismos da família Enterobacteriaceae são um dos principais causadoresde infecções relacionadas à assistência à saúde. Essas bactérias têm facilidade emadquirir e transmitir genes que codificam enzimas β-lactamases de espectro estendido(ESBLs), o que contribui para a disseminação de microrganismos multirresistentes noambiente hospitalar e dificulta o tratamento dessas infecções. O presente estudopropõe verificar a prevalência de ESBLs em enterobactérias com sensibilidadereduzida a cefalosporinas de terceira geração em pacientes admitidos no HospitalUniversitário de Lagarto (HUL). Todas as enterobactérias isoladas foram identificadase submetidas ao teste de sensibilidade a antimicrobianos. Posteriormente, a produçãode ESBLs foi detectada utilizando métodos fenotípicos e moleculares. No período dejaneiro a junho de 2023 foram incluídos 39 pacientes, sendo obtidas 43enterobactérias. As espécies mais frequentemente isoladas foram Klebsiellapneumoniae (41.9%), Escherichia coli (30.2%), e Enterobacter cloacae (16.3%). Foidetectada a presença de pelo menos um gene codificador de ESBLs em 76.7% dosisolados, sendo que os principais produtores de ESBLs foram K. pneumoniae e E. coli.A família de ESBLs CTX-M foi a mais predominante, presente em 67.4% dos isoladas;seguida por TEM (39.5%) e SHV (23.3%). Dentro da família CTX-M, foramidentificados os grupos filogenéticos CTX-M-1, CTX-M-8 e CTX-M-9. Apesar de ser omais prevalente na América Latina, o grupo filogenético CTX-M-2 não foi identificadonas enterobactérias.

Interno - 2127825 - CARLOS EDUARDO PALANCH REPEKE
Externo à Instituição - Mônica Josiane Rodrigues de Jesus
Presidente - 2087772 - RAFAEL CIRO MARQUES CAVALCANTE

Notícia cadastrada em: 14/08/2023 11:36