Banca de DEFESA: ROBSON MACÊDO SANTOS

DISCENTE: ROBSON MACÊDO SANTOS
DATA: 04/08/2023
LOCAL: LAGARTO
TÍTULO: PREVALÊNCIA DE ANQUILOGLOSSIA EM PRÉ- ESCOLARES DE LAGARTO, SERGIPE, BRASIL: UM ESTUDO TRANSVERSAL
PALAVRAS-CHAVES: Anquiloglossia, freio lingual, pré-escolar.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia

Prevalência de anquiloglossia em pré-escolares de Lagarto, Sergipe, Brasil: um estudotransversal. Robson Macedo Santos, Lagarto/SE, 2023.
A anquiloglossia é uma anomalia congênita caracterizada por um freio lingualanormalmente curto e/ou espesso, ou com alteração de inserção, que pode resultarem restrições variáveis à movimentação da língua. Este estudo teve como objetivoavaliar a prevalência de anquiloglossia em crianças pré-escolares no município deLagarto–SE. Após submissão e aprovação pelo Comitê de Ética em PesquisaEnvolvendo Seres Humanos (parecer número 5.921.738), as escolas do municípioforam subdivididas em regiões e sorteadas, para então serem incluídas na presentepesquisa. De acordo com o cálculo amostral realizado, o número de 161 crianças foiconsiderado representativo. Assim, após autorização dos pais/responsáveis (atravésde assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido), as crianças foramcuidadosamente avaliadas dentro das unidades públicas de ensino quanto à presençade anquiloglossia e classificadas de acordo com o grau de severidade. Um total de205 crianças de 3 a 5 anos de idade foram avaliadas, sendo 109 do sexo feminino(53,17%) e 96 do sexo masculino (46,83%), sem diferença na proporção do sexo entreos participantes. Os resultados demonstraram que 29% da amostra totalapresentavam a anomalia. Destas crianças, 24,88% foram classificadas no grau 2(p<0,001), 2,44% no grau 3 e 1,95% no grau 4. Importante ressaltar que nenhumacriança avaliada foi classificada com anquiloglossia de grau máximo (grau 5). Essesachados fornecem informações importantes sobre a ocorrência dessa condição emcrianças pré-escolares da região, contribuindo para a compreensão, aprimoramentodo acompanhamento da prevalência e manejo dessa condição.

Externo à Instituição - DANIELA SILVA BARROSO DE OLIVEIRA
Presidente - 2360569 - KATHARINA MORANT HOLANDA DE OLIVEIRA
Interno - 3142690 - NATALIA SILVA ANDRADE

Notícia cadastrada em: 03/08/2023 08:51