Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBSON MACÊDO SANTOS

DISCENTE: ROBSON MACÊDO SANTOS
DATA: 13/07/2023
LOCAL: Campus Lagarto
TÍTULO: ANQUILOGLOSSIA: UM ESTUDO EPIDEMIÓLOGICO EM PRÉ-ESCOLARES DE LAGARTO - SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Anquiloglossia, frênulo lingual, dentista
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia

Popularmente conhecida por “língua presa”, a anquiloglossia é uma anomalia,qualificada como congênita, que acontece quando uma mínima parcela do tecido doembrião permanece na parte ventral da língua. Esse tecido, em consequênciasnormais, deveria sofrer o processo de apoptose durante o desenvolvimento, evitandoqualquer acometimento como o que fora mencionado. A anquiloglossia representa umfrênulo na língua, apresentado como anormal curto e espesso, podendo chegar aprovocar restrições em diferentes graus aos movimentos comuns da própria línguahumana. Quando o indivíduo se apresenta com desenvolvimento da anquiloglossia, aespessura, elasticidade e local de fixação do frênulo lingual podem variarconsideravelmente. Dessa forma, é possível de se classificar esse problema comosendo leve ou parcial, em condições mais comuns, ou até grave ou completa, quandoé uma condição mais rara e a língua se encontra fundida ao assoalho da boca. Essefreio lingual é, dessa maneira, uma estrutura anatômica que possui grandeparticipação no ato da sucção, fala e alimentação, podendo vir a interferir diretamenteem diversos processos da vida humana e do crescimento/desenvolvimento dosindivíduos. Quando em condições anormais pode dificultar os movimentos da língua,prejudicando várias funções da estrutura. Em idade pré-escolar é importante fazerexame do frênulo língual, visto que quando presente prejudica a formação de fonemase atrapalha a comunicação verbal das crianças acometidas. O objetivo geral dapesquisa é estudar e compreender a influência da anquiloglossia na saúde bucal equalidade de vida em indivíduos pré-escolares no município de Lagarto–SE. Trata-sede um estudo tranversal realizado com 205 pacientes, de 2 a 6 anos, através de umaavaliação epidemiológica da população pré-escolar do município de Lagarto-SE (sedee povoados). A pesquisa revela que uma considerável parcela da população analisadapossui anquiloglossia, 23,1% sendo classificada como de grau II (leve); 2,3% grau III,caracterizada como anquiloglossia moderada e 1,8% como de grau IV (Grave). Dessemodo é possível compreender que uma parcela significativa da população pré-escolarpode ter seu desenvolvimento afetado por esta condição.

Presidente - 2127825 - CARLOS EDUARDO PALANCH REPEKE
Externo ao Programa - 2034861 - FELIPE RODRIGUES DE MATOS
Interno - 3142690 - NATALIA SILVA ANDRADE

Notícia cadastrada em: 03/07/2023 09:56