Banca de DEFESA: MONIZE NASCIMENTO RABELO

DISCENTE: MONIZE NASCIMENTO RABELO
DATA: 23/02/2023
LOCAL: SALA 5 DA VIVÊNCIA
TÍTULO: Perfil nutricional de pacientes antes e após o tratamento para leishmaniose visceral em um Hospital Universitário de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: leishmaniose visceral; perfil nutricional; tratamento
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

A Leishmaniose Visceral (LV) no Brasil é uma doença infecciosa grave, causada principalmente pelo protozoário do gênero Leishmania infantum. Os humanos com leishmaniose apresentam vulnerabilidade social e econômica, além disso, podem apresentar alterações no sistema imunológico. A resposta imunológica e a suscetibilidade a doenças infecciosas estão relacionadas ao estado nutricional do paciente. Acredita-se que a desnutrição é um dos fatores que contribuem para a progressão da leishmaniose, além disso, o desenvolvimento da doença agrava o estado nutricional, devido a uma significativa perda de peso nesses indivíduos. Isso pode tornar-se um ciclo desnutrição-infecção e ser um dos fatores que contribuem para um pior prognostico, maior letalidade, maior risco de reinfecção e complicações. Uma das características dos doentes com LV é a redução dos níveis de colesterol total, LDL, HDL, pois este é utilizado para sobrevivência do protozoário e aumento dos triglicerídeos no sangue. A ferritina sérica geralmente está elevada devido a inflamação causada pela LV. Nesse contexto, acredita-se que esta é uma doença multifatorial e a desnutrição é um dos fatores que aumenta o risco para desenvolvimento da doença. Assim, o presente estudo objetivou avaliar o perfil nutricional dos pacientes antes e após o tratamento para LV. Trata-se de um estudo experimental com ensaio clínico não randomizado, realizado em pacientes com LV, com idade entre 18 e 59 anos, de ambos os sexos, que realizaram o tratamento no Hospital Universitário de Sergipe entre os anos de 2011 a 2019. Foram utilizados dados secundários de pacientes incluídos no projeto principal que foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa. Os dados foram analisados de forma descritiva e inferencial utilizando-se o software Jamovi 2.2. Para análise descritiva das variáveis qualitativas foram calculadas as frequências absoluta e relativa percentual e para as variáveis quantitativas foram realizadas análises de tendência central (média e mediana) e análises de dispersão (desvio padrão). Foi estipulado um nível de significância de 5% nas análises inferenciais. Antes de iniciar o tratamento 38,9% dos pacientes estavam em desnutrição, 36,1% em eutrofia e 25% em sobrepeso/obesidade (p <0,01). A comparação do estado nutricional, antes e 180 dias após o tratamento para LV, revelou um aumento no Índice de Massa Corpórea (IMC), no qual a maioria dos pacientes evoluíram da desnutrição (5,6%) para eutrofia/sobrepeso (83,3%) (p<0,01), também houve uma diminuição significativa da ferritina no qual inicialmente os pacientes apresentavam uma média de 33,35 ng/mL e após 180 dias do tratamento apresentou-se 271ng/ml (p=0,016) , os triglicerideos foram de uma média de 195mg/dL para 153mg/dL (p=0,034) e um aumento do colesterol total de 115mg/dL para 177mg/dL (p=0,027), LDL de 69,7mg/dL para 108mg/dL (p=0,029), HDL de 10,1mg/dL para 44,9mg/dL (p<0,01). Dessa forma, confirmou-se que o tratamento foi eficaz na recuperação do estado nutricional, bem como na melhora clínica dos pacientes ao se comparar o início e o final da avaliação. Assim, percebe-se que um tratamento adequado na LV é primordial para a melhoria dos pacientes que estão desnutridos.

Externo ao Programa - 3019008 - DIVA ALIETE DOS SANTOS VIEIRA
Interno - 828.039.355-20 - GRACE ANNE AZEVEDO DÓRIA
Presidente - 2337701 - ROSEANE NUNES DE SANTANA CAMPOS

Notícia cadastrada em: 15/02/2023 07:39