Banca de DEFESA: TÂMARA FIGUEIREDO DO CARMO SANTOS

DISCENTE: TÂMARA FIGUEIREDO DO CARMO SANTOS
DATA: 10/02/2023
LOCAL: Sala de Reuniões do Departamento de Fonoaudiologia de São Cristóvão
TÍTULO: FATORES PREDITIVOS DA SOBRECARGA E DA QUALIDADE DE VIDA DE CUIDADORES INFORMAIS DE PESSOAS COM DESORDENS NEUROLÓGICAS ADQUIRIDAS
PALAVRAS-CHAVES: cuidadores, sobrecarga, qualidade de vida
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fonoaudiologia

O impacto de uma lesão neurológica adquirida ultrapassa apessoa acometida e pode influenciar na qualidade de vida e na sobrecarga de seuscuidadores. Conhecer os fatores protetivos e preditores destes aspectos,diretamente ligados a saúde mental, pode facilitar a criação de ações promotoras epreventivas de saúde com foco nesta população. Objetivo: Verificar os fatoressociodemográficos e de saúde da pessoa com lesão neurológica adquiridarelacionados à qualidade de vida e sobrecarga de seus cuidadores informais.Metodologia: Trata-se de uma pesquisa observacional do tipo transversal equantitativa. A pesquisa está sendo realizada de forma online, por meio deformulário do google contendo perguntas a respeito de dados sociodemográficos ede saúde das pessoas com doenças neurológicas adquiridas e seus cuidadores;questionário de qualidade de vida WHOQOL-bref e escala de sobrecarga de Zarit.Participarão os cuidadores de pacientes com quadros neurológicos adquiridos dequalquer gênero e maiores de 18 anos que sejam um dos principais cuidadores nomínimo por seis meses. Serão excluídos os cuidadores com mais de 60 anos deidade, remunerados e com doenças neurológicas diagnosticadas e de pacientes queforam a óbito há mais de seis meses. Resultados: Participaram da pesquisa 144cuidadores informais, maioria mulheres com idade média de 43.7 anos. 51.3% eramfilhos, com ensino superior completo, e que exercem alguma atividade remunerada.Houve prevalência de participantes afirmaram não ter diagnóstico de depressão e/ouansiedade e dificuldades para dormir. A maior parte dos pacientes cuidados erammulheres (56.25%) com mais de 60 anos, maior diagnóstico de demências (38.89%).A escala de Zarit apontou que a maioria dos cuidadores possuem sobrecarga deleve a moderada, com 42,36% do total. Houve prevalência de preditores para aqualidade de vida em diferentes domínios: nível de sobrecarga, dificuldade paradormir, diagnóstico de depressão e/ou ansiedade, presença de outros problemas desaúde, tempo de cuidado, uso de sonda e nível de escolaridade. Conclusão:Conclui-se que a população feminina, com diagnóstico de depressão e/ouansiedade, com dificuldades para dormir, com sobrecarga, o tempo de cuidado, ouso de sonda pelo paciente, escolaridade e renda familiar são preditores para aavaliação da qualidade de vida em cuidadores informais.

Externo ao Programa - 2030821 - DANIELLE RAMOS DOMENIS
Presidente - 2074362 - KELLY DA SILVA
Interno - 1961565 - RAPHAELA BARROSO GUEDES GRANZOTTI

Notícia cadastrada em: 10/02/2023 07:46