Banca de DEFESA: MAYARA DE ALMEIDA LIMA RIBEIRO

DISCENTE: MAYARA DE ALMEIDA LIMA RIBEIRO
DATA: 09/02/2023
LOCAL: Sala 5 da vivência
TÍTULO: DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DO CURSO DE FARMÁCIA EM DOIS MODELOS DE ENSINO: TRADICIONAL E ATIVO
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação Institucional. Ensino Superior. Educação Farmacêutica.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

Pensar sobre o processo educacional nos traz diversas possibilidades, pois a educação compreende a formação que se desenvolve em diferentes ambientes e sob diferentes influências: familiar, cultural, social. A fim de estimular novas políticas educacionais e a adequação dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em Farmácia, este estudo traz como questão norteadora: qual metodologia de ensino contribui para melhores índices acadêmicos e melhor desempenho estudantil no exame nacional? Com o intuito de aferir o nível de desempenho estudantil, detectar problemas que impactam diretamente no desempenho, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) estabelece uma série de indicadores calculados mediante fórmulas específicas cujos valores variam conforme o desempenho institucional em cada item observado. Os dados obtidos na pesquisa foram transferidos para o software Microsoft Excel® para a estatística descritiva. As variáveis categóricas foram descritas através de porcentagens. Variáveis contínuas são descritas como médias e desvios-padrão para distribuição normal e mediana e intervalo interquartil para as de distribuição não normal. As análises estatísticas foram realizadas por meio do programa JAMOVI. Significância estatística considerada é p-valor <0,05, com intervalo de confiança limite de 95%. Foram excluídos do estudo os egressos que não possuíam as informações sobre todos os índices. O presente estudo foi aprovado pelo parecer número 5.025.369. O curso de Farmácia da UFS no Campus de São Cristóvão, onde atualmente, é ministrado no turno vespertino, foi iniciado no ano de 2000, utilizando-se de metodologias tradicionais de ensino-aprendizagem (MT), com uma carga horária total de 4.365 horas. Em 2011, foi inaugurado o curso de Farmácia do Campus de Lagarto, em período integral e emprega metodologias ativas de ensino-aprendizagem (MA), com uma carga horária total de 4.410 horas. De acordo com os dados do SIGAA/UFS, o quantitativo de egressos em MA, entre 2015 e 2019 foi 115 concluintes, e em MT foi 242 concluintes, com predominância do sexo feminino 80% (n = 92) em MA e 74,38% (n = 180) em MT, e 64,43% com faixa etária entre 20 e 30 anos. No quesito tempo de conclusão, MA foi de 5,23±0,50 anos, e MT 6,14±1,33 anos. As medidas de tendência central e dispersão dos índices acadêmicos apresentaram diferença significativa apenas para o índice de aproveitamento acadêmico para MA quando comparada com MT. Taxas de retenção e evasão no decorrer dos anos foram maiores em MA, e a taxa de sucesso foi maior em MT. Em relação ao desempenho dos estudantes no ENADE, tanto para formação geral quanto específica, MA e MT apresentaram médias superiores à média nacional. Poucos estudos sobre o perfil do egresso do curso de Farmácia são encontrados na literatura, são necessários estudos mais amplos acerca do perfil do egresso, assim como . Assim, faz-se necessário, não só dar continuidade ao estudo, mas também ampliá-lo, visando subsidiar o gerenciamento pedagógico e administrativo dos cursos de Farmácia ofertados nas instituições de ensino superior públicas, bem como observar se a formação acadêmica atende às necessidades postas pela sociedade e pelo mercado de trabalho.

Interno - 1075209 - ERIKA RAMOS SILVA
Presidente - 2571094 - LAVINIA TEIXEIRA DE AGUIAR MACHADO
Externo ao Programa - 1978624 - TAIS CRISTINA UNFER

Notícia cadastrada em: 27/01/2023 15:02