A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: NATHÁLIA MONTEIRO SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATHÁLIA MONTEIRO SANTOS
DATA: 10/08/2021
HORA: 08:00
LOCAL: meet.google.com/eof-trku-zvj
TÍTULO: Análise da qualidade de vida e da metamemória em universitários durante a pandemia da COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior; Infecções por Coronavirus; Pandemias; Estudantes; Qualidade de vida; Metacognição.
PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fonoaudiologia
RESUMO:

Introdução: Um novo tipo de coronavírus foi reconhecido em dezembro de 2019na China e, em virtude da disseminação desse vírus, a Organização Mundial daSaúde declarou estado de pandemia da COVID-19. Diante das medidas demitigação da proliferação da doença, a educação precisou de adaptações e, poristo, estudantes estão vivenciando desafios que podem influenciar seu estadode saúde mental e aprendizagem. Objetivo: Investigar o perfil sociodemográfico,a qualidade de vida, a metamemória e seus preditores em universitários durantea pandemia da COVID-19. Método: Trata-se de um estudo transversal,descritivo de natureza quantitativa. Fizeram parte da pesquisa discentes degraduação e discentes de pós-graduação. Os participantes foram recrutados emmeio digital e a coleta dos dados foi realizada pelo Google Forms. Foramincluídos na pesquisa pessoas de qualquer gênero, na faixa etária de 18 a 59anos, que concordaram assinalando o Termo de Consentimento Livre eEsclarecido, residentes e nascidos no Brasil, matriculadas em curso degraduação ou pós-graduação de Instituições brasileiras com ensino presencial,antes da pandemia. Foram excluídos os estudantes que antes da pandemiarealizavam Educação à Distância, idosos e que não preencheram todos osformulários. Os participantes responderam um formulário sobre os dados deidentificação, sociodemográficos, sobre saúde e escolaridade. Posteriormente,responderam o WHOQOL-bref e o Questionário de Metamemória em Adultos(versão reduzida) – MIAr. Para verificar as variáveis do perfil sociodemográficoe de aspectos relacionados à pandemia da COVID-19 preditoras dos desfechosqualidade de vida e metamemória foi utilizada regressão linear múltipla e paracorrelação dos resultados dos questionários utilizou-se a correlação de Pearson.Foi estipulado o nível de significância de 0,05. Resultados: Participaram 977estudantes com idade média de 28 anos e 1 mês, 486 da graduação (49,74%) e491 da pós-graduação (50,26%). Nos estudantes em geral, 77,2% apresentaramfaixa de renda menor que três salários mínimos, os graduandos foram os que
apresentaram menor faixa de renda em comparação aos pós-graduandos (p-valor <0,001). No WHOQOL-bref, o domínio físico apresentou melhor pontuação
e domínio psicológico a pior pontuação. Graduandos apresentaram piorqualidade de vida que os pós-graduandos (p-valor <0,001). No MIAr, a melhorpontuação nos estudantes em geral foi na subescala de Estratégia paramemorização. Os graduandos apresentaram melhor estratégia paramemorização (p-valor 0,010) e os pós-graduandos mais ansiedade paramemorização (p-valor 0,009). Nos estudantes em geral, a faixa de renda, ser ouresidir com alguém do grupo de risco para COVID-19, diminuição da rendadurante a pandemia e o gênero foram preditores para o WHOQOL-bref, sendo afaixa de renda a principal. No MIAr, os preditores foram o gênero e a faixa derenda. Resultados do MIAr apresentaram correlação positiva e significativa, fracae moderada aos do WHOQOL-bref em pós-graduandos e graduandos


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2074362 - KELLY DA SILVA
Interno - 1977480 - PRISCILA LIMA DOS SANTOS
Externo à Instituição - VANESSA VEIS RIBEIRO

Notícia cadastrada em: 08/08/2021 22:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf