Banca de QUALIFICAÇÃO: NATHÁLIA MONTEIRO SANTOS

DISCENTE: NATHÁLIA MONTEIRO SANTOS
DATA: 01/07/2021
LOCAL: meet.google.com/bxo-ktvp-dav
TÍTULO: Análise da qualidade de vida e da metamemória na comunidade acadêmica durante a pandemia por COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior; Infecções por Coronavirus; Pandemias; Estudantes; Qualidade de vida; Metacognição.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fonoaudiologia

Introdução: Um novo tipo de coronavírus foi reconhecido em dezembro de 2019 na China e, em virtude da disseminação desse vírus, a Organização Mundial da Saúde declarou estado de pandemia por COVID-19. Diante das medidas de mitigação da proliferação da doença, a Educação precisou de adaptações e, por isto, estudantes estão vivenciando desafios que podem influenciar seu estado de saúde mental e aprendizagem. Objetivo: Investigar a qualidade de vida e a metamemória na comunidade acadêmica durante a pandemia por COVID-19. Método: O estudo seguiu as recomendações éticas de pesquisa (CAAE 30580420.4.0000.5546). Trata-se de um estudo transversal, descritivo e observacional, de natureza quantitativa. Fizeram parte da pesquisa discentes de graduação (grupo 1) e discentes de pós-graduação (grupo 2). Os participantes foram recrutados em meio digital e a coleta dos dados foi realizada pelo Google Forms. Foram incluídos na pesquisa pessoas de qualquer gênero com 18 anos ou mais que concordaram assinalando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), residentes no Brasil, que estivessem matriculadas em curso de graduação ou pós-graduação de Instituições brasileiras com ensino presencial, antes da pandemia. Foram excluídos os estudantes que antes da pandemia realizavam Educação à Distância (EAD), maiores de 60 anos e que não preencheram todos os formulários. Os participantes responderam um formulário sobre os dados de identificação, sociodemográficos, sobre saúde e curso. Posteriormente, responderam o WHOQOL-bref e o Questionário de Metamemória em Adultos (versão reduzida) – MIAr. Os dados foram tabulados e analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. Para verificar as variáveis preditoras dos desfechos foi utilizada regressão linear múltipla e para correlação dos resultados dos questionários utilizou-se a correlação de Pearson. Foi estipulado o nível de significância de 0,05. Resultados: Participaram 977 estudantes com idade média de 28,15 anos. A maioria dos estudantes apresentou faixa de renda menor que três salários mínimos, os estudantes de graduação foram os que apresentaram menor faixa de renda. No WHOQOL-bref, o domínio físico apresentou melhor pontuação. Estudantes de graduação apresentaram pior qualidade de vida que os de pós-graduação. No MIAr, a melhor pontuação nos estudantes em geral foi na sub-escala de Estratégia para memorização. Os graduandos apresentaram melhor estratégia para memorização e os pós-graduandos mais ansiedade para memorização. Nos estudantes em geral, a faixa de renda, ser ou residir com alguém do grupo de risco para COVID-19, diminuição da renda durante a pandemia e o gênero foram preditores para o WHOQOL-bref, sendo a faixa de renda a principal. No MIAr, os preditores foram o gênero e a faixa de renda. Resultados do MIAr apresentaram correlação fraca ou moderada aos do WHOQOL-bref dependendo do grupo. Conclusão: A pesquisa identificou que a faixa de renda se demonstrou como principal fator preditor para a qualidade de vida independente do grupo. Possuir maior faixa de renda e ser do gênero masculino foram preditores de um melhor desempenho no MIAr independente do grupo. Houve correlações positivas e significativas entre o total do MIAr e o total do WHOQOL-bref.

Interno - 3997841 - ARISTELA DE FREITAS ZANONA
Interno - 1977480 - PRISCILA LIMA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 3162102 - VANESSA VEIS RIBEIRO

Notícia cadastrada em: 13/06/2021 06:53