Banca de QUALIFICAÇÃO: ELAINE MENEZES DE SOUZA MOURA

DISCENTE: ELAINE MENEZES DE SOUZA MOURA
DATA: 04/12/2019
LOCAL: Campus Lagarto
TÍTULO: Investigação da associação entre polimorfismos genéticos de gene da paraoxonase (PON1) com a alteração pressórica.
PALAVRAS-CHAVES: PON1; pressão arterial sistêmica; colesterol; SNPs; polimorfismo; genético.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

Introdução: A hipertensão é um importante desafio para a saúde pública devido suaalta prevalência e uma forte associação com riscos concomitantes de acidentevascular encefálico (AVE), doença cardiovascular (DCV), doença renal terminal emortalidade geral que afeta todos os segmentos da população. As DCVs representam30% de todas as mortes e o principal elemento de risco relacionado é asusceptibilidade genética definida por polimorfismos de nucleotídeos únicos (SNP),para a enzima de paraoxonase no soro humano relacionada a uma vulnerabilidadeaumentada ao desenvolvimento de DCV. Objetivo: Investigar a associação degenótipos dos SNPs rs662 e rs854560 (gene PON1) com a alteração pressórica.Metodologia: Estudo transversal, composto por 94 indivíduos, ambos os gêneros,média de idade de 42,4 anos (± 10,1 anos), divididos em indivíduos com alteraçãopressórica (46) e normotensos (48). Foram realizadas coletas de características sócioeconômicas, antecedentes pessoais, habituais e familiares por meio de um formulárioe entrevista, verificação de pressão arterial e realização de eletrocardiograma, alémda coleta de material biológico para análise de lipidograma e genotipagem dos SNPs:rs662 e rs854560 (gene PON1). Para os testes de associação das variáveiscategóricas, foi utilizado o teste Qui-Quadrado. Para os testes modelos genéticos, nomodelo aditivo - Regressão logística binária e para os modelos dominante e recessivo- Qui-Quadrado (p=0,05). Aprovado previamente pelo Comitê de Ética e Pesquisa daUniversidade Federal de Sergipe, sob o parecer: 12988313.6.0000.55.46.Resultados: Associação estatisticamente significante para os níveis pressóricos como rs662 e rs854560 nos modelos aditivo e dominante. Demostraram uma associaçãonos genótipos AG + GG do polimorfismo rs662 (p=0,02) e nos genótipos AA + AT(p=0,03) do polimorfismo rs854560, com alteração pressórica, de forma que osindivíduos portadores do alelo G, e do alelo A, respectivamente, podem suscetibilizaro aumento da resistência vascular e consequentemente a elevação do nívelpressórico. Para análise multivariada a única variável que se manteve significante foio HDL (p=0,02), sugerindo associação de PON1 com a alteração de níveispressóricos. Conclusão: Os resultados demonstram que a população estudadaapresentou relação entre os SNPs rs662 e rs854560 do gene PON1 com a alteraçãopressórica e inspirou que a identificação precoce do risco genético elevado para odesenvolvimento de HAS seria favorável na promoção de saúde de gruposvulneráveis a tal patologia.

Interno - 2394615 - EDUESLEY SANTANA SANTOS
Presidente - 2034861 - FELIPE RODRIGUES DE MATOS