Banca de DEFESA: MONIERY DA SILVA SANTOS

DISCENTE: MONIERY DA SILVA SANTOS
DATA: 04/11/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Música no Alívio da Dor e da Ansiedade durante a Injeção Intravítrea: ensaio clínico randomizado
PALAVRAS-CHAVES: Ansiedade. Dor aguda. Injeções intravítreas. Manejo da dor. Música.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem Médico-Cirúrgica

Introdução: os procedimentos oftalmológicos são caracterizados por serem nociceptivos, podendo causar dor e ansiedade. A injeção intravítrea (IVI) é o tratamento de escolha para doenças da retina e um procedimento doloroso, realizado apenas sob anestesia local. O uso de métodos não farmacológicos, a exemplo da música, para o alívio da dor e da ansiedade têm sido investigados em diversos cenários clínicos. Objetivo: avaliar o efeito da música no alívio da dor e da ansiedade em participantes submetidos à injeção intravítrea. Método: ensaio controlado e randomizado cego, que foi desenvolvido em uma clínica privada, na cidade de Aracaju (SE) e seguiu as diretrizes CONSORT. Foram incluídos na pesquisa: pessoas com idade igual ou superior a 18 anos; que foram submetidas a IVI do tratamento das seguintes doenças: edema macular diabético, degeneração macular relacionada à idade ou oclusão da veia central da retina. Os participantes foram alocados em dois grupos: um controle (GC), no qual analgesia padrão foi disponibilizada e não houve intervenção musical; e um experimental (GE) que além da analgesia padrão, foi administrada escuta musical de acordo com a preferência do paciente, permanecendo durante todo o procedimento. A randomização foi feita por meio de envelopes opacos, selados e numerados de maneira sequencial. Os desfechos principais do estudo foram a dor e a ansiedade, medidas por meio da Escala Verbal Numérica e do Inventário de Ansiedade Traço-Estado, respectivamente. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (CAAE: 42686820.0.0000.5546; Parecer 4.576.437) e registrada na REBEC (UTN code: U1111-1267-8462). As variáveis categóricas foram descritas por meio de frequências brutas e porcentagens e as variáveis contínuas por meio de média e desvio padrão ou mediana e intervalo interquartil. A hipótese de independência entre as variáveis categóricas foi testada pelos testes Exato de Fisher ou Qui-Quadrado de Pearson. A hipótese de aderência das variáveis contínuas à distribuição normal foi testada pelo teste de Shapiro-Wilk. Foi testada a hipótese de igualdade de médias ou medianas em um contexto de medidas repetidas por meio de ANOVA. O nível de significância adotado foi de 5% e o software utilizado foi o R Core Team 2022 (Versão 4.2.0). Resultados: a amostra foi homogeneamente distribuída entre os grupos quanto às características de base, composta por 52 participante, predominantemente homens (63,5%; n=52), com idade média de ± 62,7 anos (±8,2), que possuíam diabetes mellitus tipo 2 (94,2%; n=52). Mais da metade (59,6%; n=52) precisou receber aplicação da IVI pelo diagnóstico de retinopatia diabética. Antes e depois do procedimento, os participantes não relataram dor. Já no momento da introdução da agulha, foi referido uma dor leve. A dor referida foi significativamente diferente entre os grupos quando da realização da IVI (GE: 1,5± [0-3]; GC: 0,5± [0,3]; 0,096B; 0,537M). A ansiedade foi considerada leve antes (GE: 28 [35-34]; GC: 28 [24-37]) e após (GE: 24 [22-27]; GC: 24 [22-27]) o procedimento em ambos os grupos. Conclusão: A análise desses dados mostra que houve diferença significativa na interação entre o grupo, tempo e IVI. É possível reforçar a importância de estudos que avaliem e detalhem os métodos para alívio desses desfechos. Com este ensaio clínico foi possível identificar que há uma influência positiva da música sobre a dor e a ansiedade, apesar de não estabelecer uma relação significativa entre os grupos avaliados.

Presidente - 2356666 - MARIA DO CARMO DE OLIVEIRA
Interno - 2394615 - EDUESLEY SANTANA SANTOS
Externo à Instituição - ÁLVARO FRANCISCO LOPES DE SOUZA
Externo à Instituição - GUSTAVO BARRETO DE MELO