Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO DE ANDRADE SILVA

DISCENTE: BRUNO DE ANDRADE SILVA
DATA: 24/02/2022
LOCAL: meet.google.com/zqr-eicm-qqz
TÍTULO: SUPORTE SOCIAL, SINTOMATOLOGIA ANSIOSA-DEPRESSIVA E IDEAÇÃO SUICIDA ENTRE ACADÊMICOS DA ÁREA DA SAÚDE DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Suporte Social; Ideação Suicida; Estudantes de Ciências da Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem Psiquiátrica

INTRODUÇÃO: O ingresso do jovem no ensino superior representa a transição para o mercado de trabalho, e todo esse trajeto de mudanças e possibilidades revela-se como um processo desafiador e angustiante. Esse contexto torna o jovem suscetível a uma vulnerabilização da saúde mental fazendo emergir conflitos existenciais e traços psicopatológicos latentes e, no extremo, ao processo suicida. OBJETIVO: Verificar a existência de associação entre ideação suicida, suporte social e sintomatologia ansiosa-depressiva entre estudantes universitários dos cursos de ciências da saúde da Universidade Federal de Sergipe. METODOLOGIA: Estudo observacional, de corte transversal e abordagem quantitativa. O estudo foi realizado por meio digital através do google forms, o qual foi respondido pelos estudantes de ciências da saúde da Universidade Federal de Sergipe. Amostra não probabilística, composta por 190 estudantes. Para coleta de dados foi utilizado um questionário contendo informações sociodemográficas, escala de ansiedade, depressão e stress-DASS 21, questionário de ideação suicida-QIS e a escala de satisfação com o suporte social-ESSS. RESULTADO: Quanto à medida de suporte social, 139 (73%) apresentam baixa e média satisfação com o suporte socail, o teste de associação revelou diferença estatística entre as faixas etárias dos estudantes (p=0,040). O modelo de regressão apontou que existe uma relação inversamente proporcional para o curso de fisioterapia (Badj= -0,47 (-0,80; -0,14) p<0,005) em comparação ao curso de enfermagem. s dimensões do suporte social mais fortemente associadas ao potencial risco de suicídio foram: intimidade (p<0,001) e satisfação com a família (p<0,001). Os sintomas de depressão grave e muito grave foi relatado por 66 (34,7%), obteve-se também associação estatística entre depressão e potencial risco de suicídio (p<0,001). Níveis graves e muito grave de stress foi relatado por 79 (41,5%) e o stress também foi associado ao potencial risco de suicídio (p<0,001). A ansiedade apresentou-se como um fator de risco para o potencial risco de suicídio (OR 1,09) e 93 (48,9%) apresentam sintomas graves e muito graves. CONCLUSÃO: O suporte social é um fator de proteção para o desenvolvimento de ideação suicida, o curso da pandemia pode ter sido um fator agravante na satisfação com o suporte social dos estudantes. Sintomas depressivos são fatores de risco para ideação suicida, assim como o stress, que pode evoluir para quadros graves e deterioração da saúde física e mental, podendo levar a precipitação de transtornos mentais, como depressão e ansiedade. Os sintomas de ansiedade quando em níveis elevados podem interferir negativamente na auto eficácia do discente e por consequência em todo o leque de atividades diárias.

Interno - 2102691 - CRISTIANE FRANCA LISBOA GOIS
Interno - 6426549 - ANA CRISTINA FREIRE ABUD
Externo ao Programa - 1738313 - CARLA KALLINE ALVES CARTAXO FREITAS

Notícia cadastrada em: 31/01/2022 18:31