Banca de DEFESA: CLARISSA LIMA FRANCO

DISCENTE: CLARISSA LIMA FRANCO
DATA: 30/08/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: MÉTODOS NÃO FARMACOLÓGICOS NO ALÍVIO DA DOR RELACIONADA AO RASTREAMENTO E DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE MAMA
PALAVRAS-CHAVES: analgesia; biopsia por agulha; dor; mamografia; manejo da dor; terapias complementares.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: O câncer de mama é considerado o segundo tipo de neoplasia de elevada taxa de mortalidade entre as mulheres. A mamografia é considerada o método diagnóstico de maior precisão através da detecção precoce da doença e as biópsias mamárias, responsáveis pelo diagnóstico definitivo dessa neoplasia. A compressão do tecido mamário durante a realização do exame mamográfico e a inserção de agulha para retirada do material para análise cito/histopatológica geram dor, o que pode contribuir para a não adesão das mulheres ao rastreamento e diagnóstico do câncer de mama. Objetivos: Este estudo tem como objetivo mapear na literatura as terapias não farmacológicas utilizadas no alívio da dor em mulheres submetidas ao rastreamento e diagnóstico do câncer de mama e realizar uma busca na literatura sobre os métodos não farmacológicos utilizados no manejo da dor durante o exame mamográfico. Método: Trata-se de uma revisão de literatura do tipo escopo, que seguiu todas as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR) em consonância com as recomendações fornecidas pelo Instituto Joanna Briggs para o primeiro objetivo, e uma revisão do tipo integrativa para responder o segundo objetivo. Resultados: A revisão de escopo obteve uma amostra final de doze estudos e os métodos não farmacológicos utilizados foram musicoterapia, meditação, hipnose, exercícios físicos, intervenções de enfermagem e toque terapêutico. Observou-se que a musicoterapia, os exercícios físicos e as intervenções de enfermagem foram utilizados para a redução da dor durante a mamografia, e os demais métodos encontrados foram testados no procedimento de biópsia. Já a revisão integrativa, analisou quatro estudos que evidenciaram diferentes métodos de alívio da dor como a utilização de almofada e a alteração no protocolo de compressão, bem como a intervenção com música. Conclusão: evidenciou-se que os métodos não farmacológicos utilizados no alívio da dor durante o rastreamento e diagnóstico do câncer de mama demonstram efetividade e podem contribuir para mudanças nos protocolos de atendimentos por serem uma ferramenta de fácil acesso, baixo custo, criativa, segura e que fornece benefícios às mulheres.

Presidente - 2356666 - MARIA DO CARMO DE OLIVEIRA RIBEIRO
Interno - 2661918 - JOSE ANTONIO BARRETO ALVES
Interno - 1256120 - CAÍQUE JORDAN NUNES RIBEIRO
Externo ao Programa - 2771472 - MARIANGELA DA SILVA NUNES