Banca de DEFESA: RAFAELA GOIS DE MENDONÇA

DISCENTE: RAFAELA GOIS DE MENDONÇA
DATA: 19/02/2021
LOCAL: meet.google.com/fpo-evjz-hex
TÍTULO: EFETIVIDADE DE INTERVENÇÕES NA REDUÇÃO DO TEMPO DE TELA EM ADOLESCENTES: REVISÃO SISTEMÁTICA
PALAVRAS-CHAVES: Tempo de tela; vídeo games; televisão; computador; adolescente.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem Psiquiátrica

O rápido desenvolvimento tecnológico, o fácil acesso aos dispositivos eletrônicos e sua presença generalizada em nossas vidas geraram uma crescente preocupação relativa ao impacto psicológico ocasionado pelo tempo de exposição à tela, sobretudo em crianças e adolescentes. Considerando a Pandemia atual, esse tempo pode ser ainda maior. O acesso exagerado a esses dispositivos, juntamente com o comportamento sedentário estão associados a malefícios na saúde física e mental,. Nesse contexto, por considerar uma importante problemática a relação do tempo de exposição a tela e suas consequências na saúde física e mental do indivíduo, estudar as possíveis intervenções para a prevenção e redução do tempo de uso constante bem como sua efetividade é de suma relevância. Objetivo: Desenvolver um estudo de revisão sistemática a fim de avaliar a efetividade de intervenções na redução do tempo de tela em adolescentes. Método: Trata-se de uma Revisão Sistemática realizada conforme diretrizes da Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Foi utilizada a estratégia PICOS para estabelecimento da busca. As palavras-chave utilizadas foram: screen time, television, computer, video games, smartphone, adolescents. As bases de dados utilizadas foram: Cumulative Index to Nursing and Allied Health (CINAHL), U. S. National Library of Medicine (PubMed), PsycINFO (American Psychological Association – APA) e Cochrane Controlled Trials Register. Os operadores booleanos “AND” e “OR” foram utilizados com as palavras-chave para guiar a busca nas bases de dados. A seleção dos artigos ocorreu em duas fases por dois investigadores de forma independente e pareada. O risco de viés foi avaliado pelas diretrizes da Cochrane no Review Manager versão 5.5. Resultados: A busca inicial resultou em 5.931 artigos, após leitura de títulos e resumos 10 foram considerados elegíveis e 04 atenderam aos critérios de elegibilidade para inclusão e análise. As seguintes intervenções foram utilizadas para a redução do tempo de tela: atividade de dança, meditação, atividade física e intervenções em nível de sala de aula. No que se refere aos tipos de tela, as seguintes foram abordadas nos estudos: televisão, videogame, computador e celular. As intervenções que envolvem atividade física mostraram-se mais eficazes no entanto, a meditação mostrou-se mais efeitos benéficos em desfechos secundários como diminuição do vício em smartphones e níveis de estresse, além da melhora do autocontrole e estratégias de enfrentamento do estresse. Conclusão: As intervenções utilizadas nos estudos foram parcialmente efetivas visto que após o período de intervenção os adolescentes voltaram a apresentar aumento de tempo de exposição, além do mais, o fato desse tempo ser autorrelatado torna uma grande limitação dos estudos. São necessários novos ensaios clínicos randomizados que avaliem a efetividade de intervenções voltadas para a redução do tempo de tela em adolescentes mas que sobretudo estabeleça forma de mensuração com menos viés e que dê seguimento ao para que assim possamos reavaliar o tempo de efetividade da intervenção.

Presidente - 2029205 - ANDREIA FREIRE DE MENEZES
Interno - 2030768 - ALLAN DANTAS DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1977523 - DIEGO MOURA TANAJURA
Externo ao Programa - 1338444 - ROSEMAR BARBOSA MENDES