Banca de DEFESA: ELBER JOSE ALMEIDA SANTOS

DISCENTE: ELBER JOSE ALMEIDA SANTOS
DATA: 31/08/2022
LOCAL: Sala 29 Departamento de Física campus Prof. Aloízio de Campos/UFS
TÍTULO: ELABORAÇÃO DE UMA UEPS PARA O ENSINO DE INTRODUÇÃO A ÓPTICA GEOMÉTRICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física; Aprendizagem Significativa; UEPS; Luz; Óptica geométrica
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A luz sempre despertou a curiosidade humana, chegando a atribuir um caráter de divindade em algumas sociedades antigas. Os primeiros a tentar responder sobre suas origens foram os gregos antigos. Depois com o advento da física, diversos personagens tentaram explicar a luz criando duas correntes: ondulatória e corpuscular. A partir do tema nos perguntamos: como elaborar uma sequência de ensino que pudesse ser utilizada em dispositivos móveis e tivesse o potencial de envolver os alunos a interagirem e terem maior interesse pelos fenômenos físicos? Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi elaborar um produto educacional a partir de uma UEPS utilizando um website para ser utilizado como uma ferramenta de ensino, buscando torná-la acessível aos alunos para abordar os assuntos luz e princípios da óptica geométrica desde as ideias da Grécia Antiga até a física contemporânea. Para isso, utilizamos como marco teórico a teoria da Aprendizagem Significativa e a UEPS como estratégia para elaboração do produto. A metodologia foi qualitativa de caráter exploratório do tipo estudo de caso, no qual utilizará como instrumento de pesquisa as respostas aos questionários disponibilizados na plataforma. Observamos que a interatividade dos estudantes com a UEPS e a diversidade de estratégias que ela contém, tem a possibilidade de efetivamente ressignificar os conhecimentos prévios dos aprendizes, bem como ser utilizado em diferentes ambientes e estratégias de sala de aula, contemplando múltiplos objetivos propostos para o produto educacional.

Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo ao Programa - 3628511 - MARCOS VINICIUS DOS SANTOS REZENDE