A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: JACKSON VIEIRA BARBOSA LEÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JACKSON VIEIRA BARBOSA LEÃO
DATA: 30/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Remota
TÍTULO: JOGO DO PERITO: APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS PARA APRENDIZAGEM DE CINEMÁTICA
PALAVRAS-CHAVES: Gamificação, aprendizagem baseada em jogos, cinemática, perícia criminal, física, ensino médio
PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral
ESPECIALIDADE: Instrumentação Específica de Uso Geral em Física
RESUMO:

Este trabalho propõe utilizar as metodologias educacionais de gamificação e ensino por investigação para elucidar uma colisão fictícia entre veículos, a fim de colocar os estudantes no lugar de um perito forense, que analisa as imagens obtidas em câmeras de segurança e com isso faz o levantamento de provas que possam indicar a culpabilidade dos envolvidos. Durante a análise do material obtido, o estudante deve obter conhecimentos acerca de cinemática e através de elementos cotidianos (como câmeras, vídeos e fotos) desenvolver estratégias, em equipe para analisar as fotos, e dados repassados a cada equipe. Utilizando um material potencialmente significativo, o acidente em questão torna os alunos participantes da ação, descobrindo uma profissão que é bastante pautada no conhecimento científico, o perito. A cada ação correta, as equipes são premiadas com estrelas que lhes garantirão acessos as próximas etapas do jogo. Assemelhando-os a uma escada, o jogo avança aumentando a dificuldade, enquanto as equipes se aproximam de uma solução. Nesse processo, a investigação provoca que os discentes criem, discutam, testem e testem novamente suas próprias hipóteses durante o jogo. Ao final da investigação os estudantes devem apresentar um relatório informando a os métodos que eles utilizaram e comparar com as das outras equipes. Mas cada uma terá independência para indicar o culpado ou com base nas leis de trânsito vigentes no Brasil e dos dados obtidos. Assim enquanto internalizam os conceitos de velocidade, aceleração, posição e tempo o estudante aprenderá também sobre leis de trânsito e qual a influência da tecnologia na sociedade atual. Ajudando a desvendar crimes e solucionar problemas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1820503 - EDVALDO ALVES DE SOUZA JUNIOR
Interno - 1527983 - JHON FREDY MARTINEZ AVILA
Externo à Instituição - RUBENS SILVA

Notícia cadastrada em: 29/08/2022 14:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2022 - UFRN - bemtevi1.bemtevi1 v3.5.16 -r18160-36a7f68df5