Banca de DEFESA: SÍLVIO OLIVEIRA COSTA SILVA

DISCENTE: SÍLVIO OLIVEIRA COSTA SILVA
DATA: 29/08/2022
LOCAL: Sala virtual no link: meet.google.com/siv-vukt-icq
TÍTULO: CONSTRUÇÃO DE UM TUBO DE KUNDT CONTROLADO POR ARDUINO PARA O ENSINO DE ONDAS ESTACIONÁRIAS
PALAVRAS-CHAVES: Arduino, Tubo de Kundt, Ondas estacionárias, velocidade do som, Ensino Médio.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações
ESPECIALIDADE: Acústica

A introdução de experimentos nas aulas de Física é uma oportunidade para os alunos desenvolverem habilidades e competências que estão além das que são rotineiramente trabalhadas aulas teóricas. Além disso, há uma oportunidade de aprendizagem através da interação social para uma formação compartilhada e mais comprometida como a aprendizagem coletiva. Considerando esse desenvolvimento, esta dissertação apresenta a construção de um kit tubo de kundt para estudo de ondas estacionárias construídas com a utilização da plataforma Arduíno como produto. Junto com a construção do kit é apresentado a sugestão de aplicação do produto em uma sequência didática que permite estudar os principais conceitos de ondas e realizar um trabalho em grupo para encontrar a velocidade do som e os harmônicos. São empregadas ferramentas tecnológicas que cada vez mais vão se inserindo em nosso meio, principalmente dentro de uma abordagem integradora com STEM. Elas dão aos alunos entusiasmo e motivação para a realização das atividades. O experimento foi montado com um alto-falante um gerador de frequência, um microcontrolador Arduino, um amplificador, um tubo cilíndrico de acrílico, um acoplador para o tubo e o alto-falante, uma base para o tubo, uma fita métrica, bolinhas de poliestireno, uma placa protoboard e alguns jumpers. Os resultados demonstraram que de fato, os alunos participaram de uma aprendizagem com tendências colaborativa e construtivista, em que puderam associar e comparar, de forma investigativa e prática, os resultados encontrados com a teoria. Através da interação e socialização puderam também assimilar ativamente os conceitos que explicam a relação entre as frequências do som emitido e o formato da onda apresentado, levando assim, a uma aprendizagem com novos, e antigos, instrumentos e signos, através da mediação social.

Presidente - 1820503 - EDVALDO ALVES DE SOUZA JUNIOR
Interno - 1424267 - CELSO JOSE VIANA BARBOSA