Banca de DEFESA: CARLA DAYANE DE ANDRADE

DISCENTE: CARLA DAYANE DE ANDRADE
DATA: 31/08/2022
LOCAL: a ser designado
TÍTULO: Estática: Uma Proposta de Sequência de Ensino-Aprendizagem Baseada em Metodologias de Aprendizagem Ativa
PALAVRAS-CHAVES: Estática, Aprendizagem Ativa, Sequências de Ensino-Aprendizagem, Metodologias de Aprendizagem Ativa
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O ensino de física na educação básica tem sido objeto de estudo de pesquisadores, o grande desafio dos professores é como relacionar estes estudos as práticas em sala de aula, de modo a tornar a aprendizagem eficaz. Neste sentido o objetivo geral deste trabalho é propor uma Sequência de ensino-aprendizagem baseada na utilização de metodologias de aprendizagem ativa para que o ensino de Estática ocorra de maneira significativa. Justifica-se a realização desta Sequência de ensino-aprendizagem por ela está baseada em pesquisas científicas concretas, vinculadas as práticas do ensino de física em sala de aula e que analisam as dificuldades dos alunos durante o processo de aprendizagem. O caminho metodológico adotado está pautado na utilização integrada dos métodos Instrução por Colegas (IpC) e o Ensino sob Medida(EsM) para que os alunos consigam desenvolver as bases conceituais adequadas, para reforçar este entendimento conceitual e permitir compreender as bases matemáticas para o ensino de Estática, é utilizada a resolução de Problemas Ricos em Contexto (PRC), motivando os alunos através de grupos colaborativos a buscar soluções para problemas reais de física. Com relação a base teórica este trabalho está sustentado na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) proposta por David , permitindo identificar o conhecimento prévio e utilizando estratégias que permitam que eles sejam precisos, ativos e suficientes. Espera-se que com a utilização destes métodos e ferramentas os alunos possam alcançar uma aprendizagem significativa e que permitam desenvolver competências e habilidades necessárias para a aprendizagem de Estática.

Presidente - 1424267 - CELSO JOSE VIANA BARBOSA
Interno - 1546057 - ANA FIGUEIREDO MAIA
Externo à Instituição - JOSÉ RILDO DE OLIVEIRA QUEIROZ

Notícia cadastrada em: 26/08/2022 09:28