A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Aceito
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: THOMAZ SANTOS NERES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THOMAZ SANTOS NERES
DATA: 19/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: UFS
TÍTULO: ESTUDO DA VIBRAÇÃO DE PLACAS ATRAVÉS DOS PADRÕES ESTACIONÁRIOS DE CHLADNI
PALAVRAS-CHAVES: Chladni. Ensino de Física. Ensino por Investigação. Experimentação. Modelagem Computacional. Ondulatória.
PÁGINAS: 47
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO:

A física ondulatória agrega diversos conceitos físicos como tipos de onda, velocidade associada às características do meio de propagação, ressonância, que dizem respeito à solução da equação de onda. No ensino médio, o livro didático aborda o estudo de ondas unidimensionais para tratar dos temas listados acima. Este trabalho apresenta o estudo de ondas estacionárias bidimensionais numa proposta de estudo da vibração de placas dentro das perspectivas da metodologia de ensino por investigação, através do estudo das Figuras de Chladni. Foi desenvolvido um aparato de baixo custo controlado via smartphone para gerar os padrões de onda estacionárias. Além disso, foi utilizado o GeoGebra, um ambiente de modelagem computacional, para a criação de um aplicativo de interface gráfica matemática interativa de visualizações destes padrões de Chladni. Como referencial teórico, será aplicada a Teoria Sociocultural de Vygotsky em integração com as funções de grupo da aprendizagem cooperativa a fim de facilitar a dinâmica de coletividade na resolução do problema investigativo da vibração das placas de Chladni. Como resultado preliminar, várias Figuras de Chladni foram criadas com areia fina, utilizando placas de alumínio, aço, e ferro. Estas também foram obtidas através do GeoGebra em conformidade com as equações da dinâmica desse tipo de vibração das placas. Foi observado graficamente, em placas quadradas com extremidades livres, a relação de proporção entre a frequência de ressonância dos padrões de onda estacionária em uma placa com o inverso do quadrado do lado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1564732 - EMERSON LUIS DE SANTA HELENA
Interno - 2582325 - SAMUEL RODRIGUES DE OLIVEIRA NETO
Interno - 1820503 - EDVALDO ALVES DE SOUZA JUNIOR
Externo ao Programa - 2518252 - ANDREI SMIRNOV

Notícia cadastrada em: 18/08/2021 08:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2021 - UFRN - bemtevi1.bemtevi1 v3.5.16 -r16418-219d26904e