Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAIALA PATRÍCIA CERQUEIRA
DATA: 31/10/2019
HORA: 10:30
LOCAL: Sala de reuniões do Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe
TÍTULO: CHAPA QUENTE: RECURSOS DE APRENDIZAGEM COLETIVA PARA EXPLORAR FENÔMENOS TÉRMICOS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, Termologia, Instrução pelos Colegas, Ensino sob Medida.
PÁGINAS: 91
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:
O ensino de Física tem acontecido de forma bastante desconectada da realidade dos alunos em geral. A falta de conhecimento dos fenômenos térmicos e sua correlação com o cotidiano dificulta a aquisição correta das competências e habilidades na área da Física, bem como a resolução de situações-problemas simples do dia-a-dia. É comum nas escolas o desenvolvimento teórico-matemático destes tópicos tradicionais da grade curricular dos alunos do Ensino Médio. Apresentamos nesse trabalho a proposta de uma sequência didática baseada no Peer Instruction (Instrução pelos Colegas-IpC), associada ao JiTT (Ensino sob Medida-EsM), na qual abordaremos temas de Física Térmica, a saber Termologia e Termometria, em turmas para as quais a grade curricular é sugerida. Como referencial teórico nos basearemos na Aprendizagem Sócio Interacionista de Vygotsky por entender que o desenvolvimento humano está vinculado ao contexto cultural no qual o indivíduo está inserido. Para o desenvolvimento das atividades utilizaremos a metodologia ativa de aprendizagem, onde o aluno torna-se responsável pelo processo de aprendizado, sendo não apenas um receptor de informações, e sim, sujeito autônomo e participativo. Dessa forma, os alunos terão acesso e serão estimulados a fazer uso e produção de conteúdos online como vídeo-aulas, experimentos caseiros, textos para discussão, assim como tarefas de leituras e testes conceituais, e tendo todo este material compondo, por fim, o produto final deste trabalho.