Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILSON BATISTA DA CRUZ
DATA: 16/03/2018
HORA: 13:00
LOCAL: Sala de reuniões do DFI
TÍTULO: O uso de instrumentos de observações astronômica antes do telescópio (Astrolábio, Relógio Solar, Sextante e a Balestilha), e suas aplicações no contexto sócio educativo
PALAVRAS-CHAVES: instrumentos de medidas, Astronomia, sequência didática, relógio solar, astrolábio, balhestilha, sextante, ensino.
PÁGINAS: 19
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:
O presente trabalho analisará o ensino de astronomia como tema interdisciplinar e sua relação com diversas áreas dos conhecimentos (História, Geografia, Matemática, Química, Biologia e outros). Os principais fenômenos norteadores são: o movimento real e aparente do Sol, as fases da lua, os eclipses solar e lunar, as sucessões dos dias e das noites, os movimentos aparentes das estrelas, as estações do ano e as leis da física que estão envolvidas nesses eventos. O trabalho está voltado para os alunos do ensino médio do Colégio Estadual Manuel de Jesus e Escola Medalha Milagrosa, ambos localizada na Região Metropolitana de Salvador – Bahia. Para isso será utilizado como fator de investigação e de reconhecimento os instrumentos antigos de observação astronômica, especialmente o relógio solar (gnomo), astrolábio, balhestilha e sextante que servem para medir fenômenos nos períodos diurno e noturno. Esta investigação está lastreada no desenvolvimento de produto com o intuito de facilitar e ajudar no aprendizado, valorizando a análise da dimensão cultural, epistemológica, pedagógica e cognitiva dentro do processo de ensino-aprendizagem. A aprendizagem significativa no ensino que será abordada no presente trabalho se baseia também na teoria de Ausubel, tendo como objetivo a elaboração de uma estratégia de ensino de forma a contribuir com a análise dos instrumentos de medidas antigos, tendo como suporte, além das ferramentas, a ideia de mapas conceituais, animações interativas, representações múltiplas e o uso de softwares.