A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DAS GRAÇAS LIMA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DAS GRAÇAS LIMA DOS SANTOS
DATA: 06/11/2023
HORA: 08:30
LOCAL: online
TÍTULO: A LEITURA SOB A ABORDAGEM DA COMPREENSÃO ATIVA RESPONSÁVEL: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES DIALÓGICAS ENTRE OS ARTISTAS NOEL ROSA E WILSON BATISTA
PALAVRAS-CHAVES: leitura crítico-dialógica, capacidade de linguagem de ressignificação valorada, canções de Noel Rosa; canções de Wilson Batista, oficina de leitura.
PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:

A leitura desempenha um papel fundamental na compreensão e interpretação de textos, sejam eles literários, musicais ou artísticos. Nesse contexto, a compreensão ativa em que o sujeito se posiciona axiologicamente na atividade linguagem, corresponde uma categoria no campo da analise discursiva desenvolvida por Volochinov e Bakhtin. Essa abordagem de estudo de gêneros discursivo busca promover uma interação crítica e reflexiva sobre o processo de criação literária e produção de sentido dos enunciados. A fim de explorar a leitura na abordagem da compreensão ativa responsável, concentramos nas réplicas dos eu-líricos das canções de Noel Rosa e Wilson Batista. O diálogo entre as músicas desses dois compositores, na década de 1930, reflete o contexto cultural e social específico no qual esses compositores estavam inseridos. Ambos foram importantes representantes do samba e suas composições dialogavam com temas relacionados à vida urbana, à malandragem e às tensões sociais da época. Diante disso, a pesquisa propõe análise das relações dialógicas e da compreensão ativa fundamentada nas contribuições dos estudos de Bakhtin (2010, 2011, 2016, 2017, 2020) e Volóchinov (2010, 2017, 2019). Para tanto, investigamos como a compreensão ativa do fenômeno das relações dialógicas estudada pelo círculo de Bakhtin podem contribuir para uma análise aprofundada das relações entre os artistas. A fim de compreender a leitura desses discursos do ponto de vista didático, nos apoiamos na proposta de leitura ético-discursiva com ressignificação valorada (Carvalho, 2021, 2023) a ser desenvolvida em uma turma de 9º ano. Por esse caminho, a pesquisa, de cunho interpretativo, se configura como um estudo de caso, a fim de explorar as possibilidades de desenvolvimento de formação compreensão responsiva sob a perspectiva dialógica, centrada na observação do domínio da capacidade de ressignificação valorada proposta por Carvalho (2023). A pesquisa visa como resultado a descrição da compreensão das relações dialógicas em atividades de leitura das canções de Noel Rosa e Wilson Batista, em uma abordagem didática-pedagógica, tendo como relato a produção de uma oficina de leitura.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1625620 - JOSE RICARDO CARVALHO DA SILVA
Interno - 3883246 - DENSON ANDRE PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - LUCAS VINÍCIO DE CARVALHO MACIEL

Notícia cadastrada em: 19/10/2023 08:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua1.bigua1 v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e