Banca de QUALIFICAÇÃO: CATIUCIA ALVES DA SILVA SOUZA

DISCENTE: CATIUCIA ALVES DA SILVA SOUZA
DATA: 30/08/2022
LOCAL: A definir
TÍTULO: Leitura literária a partir do romance Gabriela, cravo e canela sob a perspectiva da violência de gênero
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Literatura. Mulher. Violência.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira

A presente pesquisa está pauta na construção do leitor crítico através da leitura literária, visando desenvolver no ambiente da sala de aula, metodologias que busquem compreender como o trabalho realizado com o romance de Jorge Amado, Gabriela, cravo e canela, vinculado às leituras e debates acerca do papel da violência de gênero e o papel da mulher na sociedade pode potencializar práticas e experiências leitoras em alunos no ambiente escolar. Entendendo que diante de situações vivenciadas na prática social, as atividades introduzidas acerca da temática em questão, os alunos possam dominar o ato de ler e interpretar textos literários, que é condição constituinte para o processo de formação de sujeitos capazes de entender a si. Esta reflexão nos leva a inferir que o ensino da literatura deve abrir espaço para a heterogeneidade das relações e vivências, como também considerar a formação do professor nesse processo de releituras das obras literárias sem que antes ele possa partir de um olhar crítico às formas tradicionais da educação, especialmente no que tange às desigualdades entre os gêneros e práticas sexistas dentro da escola. Nestes termos, é importante salientar a constituição teórica que balizará a pesquisa naquilo que se refere à conceituação da leitura literária e sua importância na formação do leitor (Chartier (1999); Cândido (2017); Zilberman (1998); Cosson (2021); Lajolo (2012); Rouxiel (2001), Rezende e Aguiar (2004) ;(Gomes, 2015), as abordagens de estudos que questionam a violência de gênero contará com aporte teórico em Bourdieu (2012) e Zolin (2010); Patrício (1999); Belline (2008); Goldstein (2008), relacionando o romance em tela com os textos legais, juntamente com a proposta de um caderno de leitura literária do romance em estudo. O lócus do processo se dará numa escola pública, no município de Monte Santo – Bahia, e seus participantes serão alunos provenientes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Leitura. Literatura. Mulher. Violência.

Presidente - 1687732 - JEANE DE CASSIA NASCIMENTO SANTOS
Interno - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Externo ao Programa - 6983610 - ADRIANA SACRAMENTO DE OLIVEIRA

Notícia cadastrada em: 18/08/2022 08:23