Banca de DEFESA: DANIELA PEREIRA DE OLIVEIRA

DISCENTE: DANIELA PEREIRA DE OLIVEIRA
DATA: 23/11/2021
LOCAL: via Google meet
TÍTULO: CONTECONTO VERSÃO 1.0.0: USO DA TECNOLOGIA COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO
PALAVRAS-CHAVES: Letramento. Leitura. Conto. Educação. Tecnologia
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira

O presente trabalho, intitulado ConteConto versão 1.0.0: uso da tecnologia como proposta pedagógica para o letramento literário no ambiente digital, visa a refletir sobre a formação dos jovens leitores a partir do trabalho com contos populares, com o intuito de estimular o contato dos alunos com a literatura na tentativa de propiciar o desenvolvimento do senso crítico e da criatividade através de meios tecnológicos de comunicação. As atividades foram realizadas com o uso do aplicativo ConteConto, seguindo métodos de letramento literário (COSSON, 2016) e pressupostos referentes à leitura subjetiva (ROUXEL; LANGLADE; REZENDE, 2013), empregados no Caderno Literário Digital, a fim de produzir, com a experiência de oficinas online, um material que proporcione ao educando explorar o letramento e o multiletramento para ampliar as habilidades de leitura e, consequentemente, de produç ;ão textual na perspectiva das multimodalidades. Tendo como premissa básica aliar a tecnologia à aprendizagem, subsidiando os leitores digitais ou os atuais “nativos digitais” (PRENSKY, 2001) para a formação de leitores proficientes, essa proposta pedagógica de intervenção e pesquisa foi realizada com alunos dos 6º e 7º anos da Rede Estadual de Ensino, em São Cristóvão/SE. O trabalho foi dividido em etapas que englobaram o estudo do gênero narrativo conto a partir de leitura de textos, debates, apresentação de vídeos, bem como produção e reescrita dos textos no app para publicação. O produto aplicado, app ConteConto, proporcionou acesso às tarefas que resultaram no Caderno Literário Digital e na criação de uma antologia narrativa mediante a postagem no app de variados contos produzidos pelos alunos. A pe squisa fundamenta-se nos aportes teóricos de Bronckart (2007) e Marcuschi (2002, 2008) ao tratarem de Gêneros; de Gotlib (2006) acerca do gênero conto; de Cosson (2016) sobre Letramento Literário; de Rojo (2012) e Gomes et al. (2017) na perspectiva dos multiletramentos; e, dentre outros, de Xavier (2013) cuja teoria evidencia os desafios da aprendizagem hipertextualizada na escola contemporânea. A metodologia empregada baseia-se no amplo preparo que perpassa o estudo das multimodalidades e da formação de leitores no ciberespaço, tendo como base a pesquisa qualitativa e quantitativa, como também a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2002). Dessa forma, o estudo possibilita a reflexão e o autoconhecimento sobre as práticas de ensino diante do advento da cibercultura. Ademais, São Cristóvão, cidade histórica sergipana, conta com a participação dos jovens leitores cont emporâneos para explorar sua cultura, levando ao mundo globalizado o conhecimento de suas raízes populares por meio da tecnologia.

Externo ao Programa - 6983610 - ADRIANA SACRAMENTO DE OLIVEIRA
Interno - 1543268 - CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO
Presidente - 1687732 - JEANE DE CASSIA NASCIMENTO SANTOS

Notícia cadastrada em: 27/10/2021 16:10