Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NOEME LEITE DO NASCIMENTO OLIVEIRA
DATA: 31/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: via Google meet
TÍTULO: CADERNO DE LEITURA DE POEMAS DE TOBIAS BARRETO
PALAVRAS-CHAVES: Leitura de poemas; Leitor subjetivo; Método social-identitário; recepção literária.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO:
Este trabalho de conclusão do Mestrado Profissional em Letras em Rede tem por objetivo desenvolver uma proposta de intervenção de leitura literária de alguns poemas, da obra Dias e Noites, de Tobias Barreto, a fim de estimular a recepção dos textos com a temática do amor romântico e da poesia condoreira deste escritor, instigando a identificação do jogo de ironias e intertextualidades de sua poesia a fim de formar leitores literários que valorizem o processo de recepção subjetiva a partir de suas experiências pessoais e do horizonte de expectativa desses poemas. Para isso, este trabalho propõe a produção de um caderno de leitura voltado para as séries finais, 8º. e 9º anos, do Ensino Fundamental. Na primeira parte desta dissertação, apresentamos discussões acerca dos desafios do ensino de literatura e da leitura de poemas a partir das características do gênero lírico. Na segunda parte, nos aprofundaremos no debate acerca da identificação do leitor com a leitura de poemas a partir das concepções de letramento literário e leitura subjetiva. A terceira parte é composta pelo caderno de intervenção com suas partes práticas. Nessas três partes, debateremos as especificidades do gênero lírico, bem como a importância do desenvolvimento da consciência política, da identificação com as leituras e do perfil colaborativo e transformador dos leitores frente às experiências com a prática de leitura. Metodologicamente, serão utilizadas como base teórica as concepções interdisciplinares de identificação do leitor, seguindo a exploração das etapas do letramento literário, de Rildo Cosson, da exploração das perspectivas da leitura subjetiva de Annie Rouxel, das abordagens voltadas para a leitura do texto poético proposta por de Helder Pinheiro Alves, e o processo de identificação cultural do leitor, articulado por Carlos Gomes. Como produto final, o caderno de leitura é composto de atividades que exploram a subjetividade do leitor e seu processo de identificação com as leituras da poesia de Tobias Barreto a partir do jogo de palavras e ironias identificadas nas charadas, na representação do amor, da mulher e do patriotismo.