Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA DA CRUZ OLIVEIRA

DISCENTE: LUCIANA DA CRUZ OLIVEIRA
DATA: 27/03/2020
LOCAL: a definir
TÍTULO: O USO DA PONTUAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO POR MEIO DE APLICATIVO DE CELULAR
PALAVRAS-CHAVES: Produção textual; Pontuação; Multiletramentos; Aplicativo
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Dentre os vários desafios escolas públicas vêm enfrentando no decorrer dos anos, um geralmente apontando tanto por docentes quanto por pesquisadores é a falta de interesse de seus alunos pela prática de escrita ou produção de textos, notoriamente nos anos iniciais do ensino fundamental II. Frente a esse panorama, esta pesquisa foi concebida almejando a criação de um produto que ajude ao aluno desenvolver habilidades para a prática de produção de textos. Este trabalho apresenta uma proposta de reescrita textual envolvendo o uso de marcas de pontuação, principalmente o uso da vírgula, na construção do sentido do texto e do enunciado, através do uso de um aplicativo de celular. Essa tecnologia visa proporcionar o desenvolvimento de competências para a prática da produção e interpretação de texto de alunos do 6° ano do ensino fundamental. As atividades presentes no aplicativo servirão para que os alunos desenvolvam os conhecimentos sobre pontuação em geral, noção de coesão e coerência aplicando ao texto o uso das pontuações adequadas. O projeto tem como base os estudos de XAVIER (2013), que fala sobre educação, tecnologia e inovação; no que concerne ao ensino de produção textual, Koch (2011) é adotada por sua abordagem das estratégias de produção textual. Complementando, Rojo (2012) trará as reflexões sobre as multimodalidade em contexto de sala de aula. A justificativa para a realização do produto se dá pela necessidade de se ampliar o rol de alternativas de ações de ensino que absorva as tecnologias digitais disponíveis, tanto a favor do letramento do aluno no âmbito da cibercultura quanto e, sobretudo, do aprimoramento de sua competência na modalidade escrita em língua portuguesa no 6° ano do ensino fundamental.

Presidente - 2225701 - ANA FLORA SCHLINDWEIN
Interno - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Externo ao Programa - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA

Notícia cadastrada em: 28/02/2020 17:49