Banca de DEFESA: JOSE ALDO BARRETO JUNIOR

DISCENTE: JOSE ALDO BARRETO JUNIOR
DATA: 22/01/2020
LOCAL: a ser divulgada
TÍTULO: CADERNO DE LEITURA LITERÁRIA: “A MULHER QUE MATOU OS PEIXES”
PALAVRAS-CHAVES: Literatura infantil, leitura literária, caderno de leitura, multimodal.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira

Este trabalho tem por objetivo a produção de um caderno de leitura literária do conto “A mulher que matou os peixes”, de Clarice Lispector. Obra publicada em 1968, apresenta uma narrativa centrada no eu, na qual a morte dos peixinhos leva a narradora a uma sintonia com os leitores a partir da confissão do crime e do seu pedido de perdão.Serão propostas atividades pedagógicas tais como leitura de outros textos sobre a temática da relação do homem com os animais, ressaltando a intertextualidade entre eles, além do uso das tecnologias como ferramenta de instrumento para uma maior aproximação entre o texto literário e o cotidiano dos alunos. É importante destacar que serão utilizadas como base teórica as concepções de leitura de Umberto Eco, ao ver o texto como incompleto porque pressupõe sempre a colaboração de um destinatário. O projeto será desenvolvido em cinco oficinas, as quais aproximarão os alunos, demonstrando como a tecnologia pode apoiar o ensino, apresentando um objeto de aprendizagem voltado para a prática da leitura literária. Nesse sentido, o caderno de leitura trará a abordagem de leitura subjetiva de Anne Rouxel juntamente com o modelo de leitor cultural de Gomes ao analisar o problema social artisticamente e ao revelar a subjetividade do leitor. Sendo assim, o caderno de leitura será proposto como objeto de aprendizagem deste trabalho como forma de desenvolver essa habilidade e o senso crítico dos alunos a partir da intertextualidade, focando na temática da relação do homem com os animais, a partir da visão da narradora do conto já citado. Espera-se com isso, que os alunos reconheçam o papel dos conhecimentos prévios para uma efetiva compreensão leitora, bem como as pistas que permitem identificar o diálogo entre esses textos e os sentidos dele decorrentes.

Presidente - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Interno - 1687732 - JEANE DE CASSIA NASCIMENTO SANTOS
Externo à Instituição - JAIRTON MENDONÇA DE JESUS

Notícia cadastrada em: 22/01/2020 13:29