Banca de DEFESA: VANUZIA VIEIRA DE ANDRADE

DISCENTE: VANUZIA VIEIRA DE ANDRADE
DATA: 29/05/2019
LOCAL: NIPPEC
TÍTULO: MEMÓRIAS LITERÁRIAS: UM OBJETO DE ENSINO DA LEITURA NA PERSPECTIVA DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO
PALAVRAS-CHAVES: Memórias literárias; interacionismo sociodiscursivo; sequência didática de leitura; mundos discursivos.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

A presente pesquisa tem a finalidade de investigar estratégias de leitura com o gênero memórias literárias a partir de quatro capítulos – Natália Sávichna, Infância, Dor e As últimas recordações tristes – da primeira parte da trilogia Infância, Adolescência e Juventude do escritor russo Lév Tolstói. A abordagem de leitura segue a perspectiva teórico-epistemológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) defendida por Bronckart (1999). Partimos do pressuposto de que a leitura produtiva do gênero memórias literárias está atrelada a observação que o leitor faz do cruzamento dos mundos discursivos da ordem do expor e do narrar, através da construção espaço-temporal da enunciação promovida pelo agente produtor do texto em um discurso autobiográfico. As memórias literárias promovem a narração de fatos da vida particular de alguém revelando, ao mesmo tempo, os contextos histórico, cultural e social ocorridos em uma determinada sociedade. Na escrita do gênero memórias literárias, observamos que ocorre uma certa descontinuidade na narrativa e isso configura mudanças de relações espaços-temporais promovidas pelo narrador. Esses fenômenos podem ser observados por meio das projeções dos tempos verbais identificados como mundo narrado e mundo comentado pertencentes a teoria sociocomunicativa de Weinrich (1968). A partir de uma pesquisa-ação, baseada em Thiollent (2012), desenvolvemos uma intervenção em uma turma de 8º ano de uma escola da rede pública municipal de Paripiranga-BA. Após tomarmos conhecimento das dificuldades que os alunos têm para realização proficiente de leitura de texto, propomos a elaboração de uma Sequência Didática de Leitura com base nos postulados de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011). Os dados coletados geraram um caderno pedagógico para a prática de leitura das memórias literárias em sala de aula, objetivando cooperar com as práticas docentes que se associam a uma perspectiva sociocomunicativa de ensino da língua portuguesa.

Presidente - 1625620 - JOSE RICARDO CARVALHO DA SILVA
Externo à Instituição - CARLOS HERIC SILVA OLIVEIRA