Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARMEM ALESSANDRA CABRAL MOTA MATOS
DATA: 23/05/2018
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: Analisando conceitos e estimulando a leitura literária por meio do cordel Lampião: herói ou bandido?
PALAVRAS-CHAVES: Leitura literária. Cordel. Prática de leitura.
PÁGINAS: 15
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:
O incentivo à prática da leitura através do trabalho com a Literatura de Cordel, tendo como temática a figura emblemática de “Lampião, o rei do cangaço” será a base norteadora deste projeto, tendo como ferramenta a obra “Lampião: herói ou bandido” de João Firmino Cabral. A proposta deste trabalho, além do incentivo à leitura, é analisar os conceitos de herói e bandido acerca da visão do autor a respeito deste personagem, como também a estrutura e a linguagem utilizada neste gênero textual que carregam em si uma rica produção trabalhando com as palavras de maneira encantadora e que, acima de tudo está presente no contexto social em que o aluno está inserido. Também, procuraremos promover uma proposta de trabalho de incentivo à leitura, procurando estimular esta atividade por meio de textos multimodais e que façam parte da realidade do aluno. Para fundamentar as discussões apresentadas neste projeto, far-se-á análises à luz de teóricos como Márcia Abreu (2006), Ridon Cosson (2016), Rojane Roxo e Eduardo Moura (2012), Isabel Solé (1998), (2009), Marisa Lajolo (2002) dentre outros. O público para o qual este projeto está voltado será uma turma de 9º do Ensino Fundamental da Rede Pública, situada na cidade de Capela – Sergipe. O projeto constará de duas etapas. A primeira delas é a produção teórica sobre a temática que será desenvolvida por meio de revisão bibliográfica, tendo como recorte uma fundamentação teórica acerca do trabalho com textos literários e a prática da leitura. A segunda etapa constará de uma oficina por meio de uma sequência didática a ser desenvolvida na referida turma.