Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DINALVA MATOS SILVA BARRETO
DATA: 07/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual do Google Meeting
TÍTULO: O Relato Pessoal: explorando o protagonismo negro em A Cor da Ternura, de Geni Guimarães
PALAVRAS-CHAVES: leitura; empoderamento; protagonismo negro.
PÁGINAS: 27
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO:
A leitura é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento daaprendizagem, entretanto, é possível observar a dificuldade que os professores têmem inseri-la em sala de aula. Os estudantes estão acostumados com leiturasrápidas, fazer uso de tecnologias e consideram a prática da literatura enfadonha.Este projeto visa apresentar a obra A cor da ternura, de Geni Guimarães paraincentivar a leitura, explorando o gênero discursivo relato pessoal, predominante emsua narrativa. Através de seus relatos sobre momentos marcantes de sua vida,promove o empoderamento e protagonismo negro, fortalecendo as identidades paradesenvolver uma sociedade mais justa e igualitária. Nosso escopo bibliográficoapresenta os seguintes pesquisadores: Lerner (2010) e Zotz (2002), numaabordagem sobre a leitura e sua importância no ambiente escolar; Cosson (2009),que discorre sobre as etapas do processo de leitura; Perroni (1992), Dolz eSchneuwly (2004), para a compreensão do gênero discursivo relato pessoal; Freitas(2023) e Gomes (2008) relatando sobre a importância da leitura literária antirracista.Esta pesquisa será aplicada em uma sala de 9º ano do Ensino Fundamental II, emuma escola da rede pública de ensino. A partir do relato de experiências dospróprios alunos buscaremos desenvolver e expandir a oralidade, leitura e escrita dosestudantes e fortalecer a prática literária.