Banca de DEFESA: EDILMA DOS SANTOS

DISCENTE: EDILMA DOS SANTOS
DATA: 29/03/2021
LOCAL: A definir
TÍTULO: O protagonismo negro em personagens de contos de Conceição Evaristo às leis 10.639/03 e 11.655/08
PALAVRAS-CHAVES: Letramento literário; Literatura Negro-Brasileira; Protagonismo Negro; Leis 10.639/03 e 11.645/08.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

O projeto em questão “Protagonismo Negro em Contos de Conceição Evaristo às Leis 10.639/03 e 11.645/08”, ancorado nas referidas disposições legais que tornaram obrigatório o ensino da história e cultura africana, afro-brasilieira e indígena na escola, propõe estratégias de leitura para que estudantes do 9º ano do ensino fundamental reconheçam o protagonismo negro e seus estigmas sociais na perspectiva da Literatura-Negro Brasileira de Luis Silva Cuti. Para tanto, como corpus da pesquisa, serão trabalhados três contos de Conceição Evaristo, a saber: “Zaíta, você esqueceu de guardar os brinquedos”, “Lumbiá”, e “Ayoluwa, alegria do nosso povo”, os três da obra Olhos d’água (2018). Nesse sentido, será elaborada uma Sequência Didática disposta num Caderno Pedagógico a ser desenvolvida na Escola Estadual Professora Glorita Portugal em São Cristóvão, estado de Sergipe, respaldado metodologicamente de forma qualitativa e intervencionista nas quais teoria e prática se complementam. Terá como suporte teórico a concepção de Literatura Negro-Brasileira de Luís Silva Cuti (2010), Cosson (2009), Evaristo (2009), Freire (1992) e Koch (2008) dentre outros. Além do intuito de desenvolver a competência leitora literária dos estudantes, ao mesmo tempo em que serão discutidas questões de ordem étnico-racial, o que muitas vezes é ignorado no cotidiano escolar e em nossa sociedade atual, esse projeto procura promover a formação de cidadãos conscientes do seu protagonismo na construção de uma sociedade democrática e antirracista.

Presidente - 1281971 - ALBERTO ROIPHE BRUNO
Externo à Instituição - DIEGO DA SILVA VARGAS
Interno - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO

Notícia cadastrada em: 08/03/2021 16:33