Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA NORMELIA DE FARIAS
DATA: 29/07/2020
HORA: 14:00
LOCAL: banca remota
TÍTULO: TEXTO TEATRAL: FORMAÇÃO DE LEITORES À LUZ DA DRAMATURGIA DE CÍCERO ALBERTO
PALAVRAS-CHAVES: Texto teatral. Leitura literária. Leitura expressiva. Ensino-aprendizagem de literatura.
PÁGINAS: 42
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:
Formar leitores literários em uma sociedade que exige cada vez mais criatividade, autonomia, rapidez, criticidade e aprendizado nas diversas áreas do saber é cada vez mais urgente para a formação do ser integral. Visando colaborar para o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa no ensino fundamental, nessa jornada de letramento literário, esse projeto tem como proposta o estudo dos elementos composicionais do texto teatral, por meio de leituras expressivas, para a formação de leitores proficientes, associando teoria à prática. Estudar as características e funções dos elementos composicionais do texto teatral será uma dinâmica do “aprender fazendo” e assim, motivar no discente a prática de ler, interpretar, fazer inferências com maior segurança e de forma prazerosa. Com vistas a desenvolver leituras literárias, será trabalhada a obra Coeteris paribus, do dramaturgo sergipano Cícero Alberto (1983). A metodologia proposta é de natureza qualitativa e estará alicerçada nas reflexões de Candido (2004), Compagnon (2009), Todorov (2009), Rosenfeld (2004); nas teorias de leitura de Lajolo (2009), Marcuschi (2008), Koch (2015), Ferrarezi (2017); nas teorias teatrais de Betti (2002) e Vidor (2016). Com as informações coletadas no desenvolver do projeto de intervenção, será elaborado um Caderno Pedagógico onde estarão registrados todos os passos percorridos no estudo do texto teatral, com o objetivo de contribuir para a formação de leitores autônomos, críticos e reflexivos; conforme propõem a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e o Referencial Curricular do Estado de Sergipe (SERGIPE, 2018).