Banca de DEFESA: ALBANEY DIAS DE SANTANA

DATA: 21/02/2020
LOCAL: Sala 16, CESAD
TÍTULO: PROPAGAME-B: ENSINO LÉXICO–SEMÂNTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de português. Semântica de contextos e cenários. Léxico. Anúncios publicitários e propagandas. Games.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

O presente trabalho intitulado Propagame-β: ensino léxico–semântico na educação básica teve como objetivo geral construir um jogo digital para ser explorado, em vários ambientes, inclusive em sala de aula, na disciplina de Língua Portuguesa, para ratificar a aprendizagem dos significados gerados pelas palavras e expressões em diferentes contextos de uso. Nosso foco se centrou nos estudos de Semântica, sob à luz da teoria de Semântica de Contextos e Cenários (SCC), destacando o princípio de especialização de sentido. Nosso ponto de partida foi analisar o que preconizavam os documentos oficiais sobre o ensino do léxico, a saber: os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo do Estado de Sergipe. Posteriormente, passamos à análise do livro didático de língua portuguesa do 7º ano da coleção Singular & Plural: Leitura, produção e estudos de linguagem (FIGUEIREDO et al., 2015),aprovado no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2016, que é usado na Escola Estadual Jorge Amado, localizada no município de Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju, que foi o locus de desenvolvimento da nossa intervenção para o Trabalho de Conclusão Final (TCF) do Mestrado Profissional em Letras (Profletras). Ao compararar nossas conclusões sobre os documentos oficiais com as que chegamos no livro didático, notamos algumas falhas (LISKA, 2018) e foi a partir delas que objetivamos produzir um objeto de aprendizagem na forma de um game digital que pudesse permitir ao educando, de forma mais lúdica e dinâmica, estudar a língua portuguesa não só como um sistema de normas e regras memorizáveis, mas também centrando atenção ao seu uso quotidiano (VIEIRA, 2017; ANTUNES, 2014). O Propagame se apoia nos três eixos para o ensino de gramática estabelecidos por Vieira (2017): a versão α (SANTOS, 2020) propôs um trabalho mais centrado no eixo I (VIEIRA, 2017) e a versão β, resultado desse TCF, se centrou mais nos eixos II e III (VIEIRA, 2017). A base do produto são anúncios publicitários e de propagandas e, a partir delas, foram desenvolvidas atividades de interpretação de texto com base nos significados por meio da SCC (FERRAREZI JUNIOR, 2008, 2010, 2018), cobrindo, portanto, uma das lacunas apontadas na nossa sondagem do LD (LISKA, 2018). Com a aplicação do Propagame-β, chegamos à conclusão de que os alunos se engajaram bastante na atividade, propiciando uma maior interação para troca de conhecimentos já adquiridos. Notamos também que os educandos se interessaram mais por desafios da língua portuguesa por meio de jogos eletrônicos, como apontaram nos questionários passados após a atividade.

Presidente - 1490267 - SANDRO MARCIO DRUMOND ALVES MARENGO
Interno - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA