Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIDIA MARIA DA SILVA FREIRE
DATA: 25/02/2019
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO DE LETRAS
TÍTULO: AGUÇANDO MECANISMOS DE COMPREENSÃO LEITORA A PARTIR DE PRÁTICAS DE LEITURA DE CONTOS ESCOLHIDOS
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Letramento Literário. Conto
PÁGINAS: 39
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:
Este trabalho apresenta um estudo sobre o ensino de estratégias de leitura do texto literário, voltada para alguns clássicos da Literatura brasileira, a partir do gênero conto, com alunos do 8º ano de uma escola pública estadual no município de Tobias Barreto – Sergipe. Tendo em vista a carência de leitura dos alunos, a pouca habilidade de interpretação de texto e a falta de afinidade no tratamento com as obras clássicas, visíveis durante as aulas de Língua Portuguesa, faz-se primordial o desenvolvimento de estratégias interventivas ante esse quadro, pois é somente no ambiente escolar que os discentes têm contato com esse tipo de leitura, importante para a formação da consciência crítica e cidadã dos mesmos, bem como à humanização da sociedade frente ao tecnicismo pós-moderno. Logo, espera-se que a escola promova um contato mais efetivo e afetivo com a forma de arte mais antiga da sociedade. Por isso, esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do letramento literário proposto por Rildo Cosson (2016), das concepções de leitura abordadas por Koch e Elias (2007) e Kleiman (2012) e dos processos e estratégias de leitura evidenciados por Kato (2007) Solé (1998) e Dolz e Scheneuwly (2004) à luz dos descritores presentes na Base Nacional Comum Curricular – BNCC – para o Ensino Fundamental e pautada também no Projeto Político Pedagógico da escola, o qual enfatiza a necessidade de um trabalho voltado para o desenvolvimento de uma proficiência leitora. Com isso, espera-se que os alunos, a partir de suas vivências e com base nos contos escolhidos, possam se tornar um leitor habilidoso, cujas habilidades perpassem todos os níveis de leitura de um texto, desde aqueles mais simples até os mais complexos.