Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXSANDRO ARAUJO CAVALCANTE
DATA: 27/02/2019
HORA: 16:30
LOCAL: Sala 10 da Didática 6
TÍTULO: A Canção como fomento à leitura e ao letramento poético
PALAVRAS-CHAVES: Canção: Letramento; Leitura; Literatura; Poesia; Ensino Fundamental
PÁGINAS: 34
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:
Em geral, incumbe à escola a tarefa de criar no aluno o gosto pela leitura, pela literatura e pela poesia, criando condições para incentivar a criatividade, a intuição e o ludismo, bem como desperta-lhe a sensibilidade artística e poética. Apesar disso, em consequência de uma distorcida visão utilitarista e mercadológica, a poesia e a arte em geral integram um campo não lucrativo, muitos professores do ensino fundamental sentem-se culpados quando ocupam as aulas de Língua Portuguesa com a literatura, com a poesia, e com a música. Consideram ser uma perda de tempo haja vista haver conteúdos gramaticais obrigatórios mais “necessários, úteis e urgentes”. O presente trabalho tem por objetivo estimular a leitura e promover o letramento poético através do trabalho com as músicas “Trem Bala” de Ana Vilela, “Pais e Filhos” da banda Legião Urbana e “Flor de Lis” de Djavan na turma do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Desembargador José Sotero Vieira de Melo do município de Rosário do Catete-SE. Serviram de embasamento teórico para nossas considerações os textos de Cândido (2011), Paz (2012), Staiger (1974), Todorov (2009), Compagnon (2012), Cosson, (2012), Neusa Sorrenti (2013) e Goldstein (2006).