PROGRAMAÇÃO NA V SEMAC da Universidade Federal de Sergipe

Hoje, 08 de novembro de 2018, duas Mestres formadas nas turmas 1 e 3 do Profletras, campus São Cristóvão, participam de uma mesa-redonda organizada para colaborar com a V SEMAC, da Universidade Federal de Sergipe. Os trabalhos que serão apresentados estão apoiados em práticas pedagógicas realizadas em escolas públicas de Sergipe.

Todos estão convidados! Entrada Franca.

Confira os detalhes:

MESA-REDONDA:

Práticas de multiletramentos em aulas de língua portuguesa

Dia 08.11.2018 – das 15h às 18h

Local: sala 103 da Didática 4

- Dra. Isabel Cristina Michelan de Azevedo

O lugar das práticas de multiletramentos na educação básica

Resumo:

O advento das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) trouxe mudanças na sociedade contemporânea e tem gerado particular interesse no âmbito educacional, devido às possibilidades para repensar os processos de ensino e aprendizagem por meio de trabalhos com objetos de aprendizagem (OA) que integram diferentes semioses. A associação da pluralidade das culturas juvenis à multiplicidade de mídias e à diversidade de linguagens constitui uma nova realidade social que impulsiona a renovação das práticas pedagógicas. Assim, nesta comunicação, são destacadas as bases teóricas que sustentam as práticas escolares voltadas ao desenvolvimento dos multiletramentos no ensino fundamental, com base nas discussões propostas pelo Grupo de Nova Londres (2000 [1996]), por Rojo (2012, 2013), Cope e Kalantzis (2000), como uma etapa prévia às discussões que serão apresentadas a seguir pelas mestres Vanusia M. dos S. Oliveira e Fabiana S. de S. Matos.

Palavras-chave: Multiletramentos. Ensino-aprendizagem. Língua Portuguesa.

- Me. Vanusia Maria dos Santos Oliveira

Práticas de escrita colaborativa de miniconto multimodal e interatividade em escolas públicas interestaduais

Resumo: Esta apresentação visa a discutir práticas de escrita colaborativa, PEC, do gênero textual miniconto multimodal desenvolvidas em interatividade com estudantes de duas escolas públicas de diferentes estados. Inicialmente explanaremos acerca das atividades que oportunizaram a produção do gênero literário/digital por meio do processo sociointeracional e discursivo e, em seguida, analisaremos um miniconto multimodal decorrente da interatividade, cooperação e escuta entre estudantes e professores de Sergipe e Bahia. Embasam nossas discussões os estudos de Geraldi (1993), Lowry, Curtis e Lowry (2004 apud PRINHEIRO, 2012), Dias et al (2012) e Oliveira e Nascimento (2017). Os resultados demonstram que a relativização das práticas de ensino-aprendizagem enriquece a produção textual, além de estimular o protagonismo e o exercício da cidadania. Tencionamos contribuir com educadores e pesquisadores de áreas afins que almejem desenvolver pesquisas voltadas a práticas de escrita colaborativa.

- Me. Fabiana Santos de Sousa Matos

Narrativas de memória em stop motion: uma possibilidade de produção literária a partir de práticas de multilatramentos na escola

Resumo: Este artigo visa apresentar uma proposta didática, que foi aplicada em uma turma do 8º ano do ensino fundamental, a fim de favorecer a superação de dificuldades apresentadas pelos estudantes em relação à escrita de narrativas. Em vista desse objetivo, foram realizadas práticas de linguagem por meio de produções que partiram de experiências vividas por idosos de Salgado/SE, por meio de uma pesquisa-ação. Para tanto, embasamo-nos nos aportes teóricos da concepção dialógica da linguagem (BAKHTIN, 2016) e no viés da escrita processual (PASSARELLI, 2012) atrelados à teoria dos multiletramentos (ROJO, 2012), a qual foi praticada em sala de aula através de produções de curtas-metragens em stop motion, o que possibilitou a realização de práticas literárias de modo significativo, dinâmico e criativo no ambiente escolar, inseridas no contexto tecnológico.

Palavras-chave: Produção textual. Narrativas de memória. Processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa. Multissemioses.

Antes da mesa-redonda, também é possível participar do minicurso abaixo.

Minicurso: Análises argumentativas em diferentes perspectivas

(2º encontro - 2h)

Coord. Dra. Isabel Cristina Michelan de Azevedo

Coord. Adjunta: Emilly Silva dos Santos

Data: 08.11.18 – das 13 às 15h

Local: sala 103 da Didática 4

TEXTO:

COSTA, Elizangela Patrícia Moreira. Verbo-visualidade em perspectiva de leitura: (des)construção da compreensão ativa e criadora do texto. Bakhtiniana, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 32-54, Maio/Ago. 2018.

Notícia cadastrada em: 08/11/2018 06:51