É com satisfação que o PROFLETRAS anuncia a publicação da coletânea "Livro Didático - Gramática, Leitura e Ensino de Língua Portuguesa: Contribuições para a Prática Docente", que pode ser baixada, gratuitamente, no endereço http://www.livraria.ufs.br/index.php/editoraUFS/catalog/view/3/5/17-1
Debates e premissas sobre a formação docente e a apresentação de objetos teóricos para o ensino de Língua Portuguesa sempre foram uma constante no âmbito acadêmico. O cenário construído nos últimos vinte anos de contribuições dos estudos da linguagem para o ensino de língua materna trouxe caminhos e discussões para o que se propõe na Educação Básica e, por conseguinte, para a formação inicial e continuada dos professores.
Apresentamos uma prática reflexiva sobre a articulação entre as abordagens cognitivas da leitura e da escrita e as pesquisas sobre letramento.
A obra é composta por 12 capítulos que tratam do ensino produtivo de gramática a partir do livro didático, e da leitura e as habilidades metacognitivas para a compreensão de textos. Ao final de cada capítulo, são propostas atividades epilinguísticas e metalinguísticas que consideram os fenômenos gramaticais mais produtivos e mais complexos, ampliando, assim, a competência comunicativa dos alunos na escuta, na leitura e na produção de textos orais e escritos, alinhados a uma prática reflexiva sobre a articulação entre as abordagens cognitivas da leitura e da escrita e as pesquisas sobre letramento.