Banca de DEFESA: JONAS FERREIRA DE SOUZA

DATA: 02/08/2019
LOCAL: Campus Professor Alberto Carvalho
TÍTULO: Cálculo Diferencial: Uma proposta de abordagem no Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Médio. Matemática. Cálculo Diferencial. Física. Gráficos. GeoGebra.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Este trabalho é destinado a professores do Ensino Médio, e tem como propósito apresentar metodologias de abordagem do Cálculo Diferencial com uma varável nas três séries do Ensino Médio, levando em consideração que, com esse conhecimento, os estudantes terão um ganho na capacidade de interpretação do comportamento das funções, algébricas e transcendentes, que são objeto de estudo da Matemática e outras disciplinas, em boa parte do Ensino Médio, além de auxiliar os estudantes em uma preparação sólida visando o enfrentamento das disciplinas iniciais de alguns cursos universitários, principalmente de exatas, que vêm apresentando resultados negativos para as notas dos estudantes em disciplinas como Cálculo Diferencial e Integral I e Física I, por exemplo. Com o intuito de diminuir o rigor matemático, este trabalho, no primeiro ano do Ensino Médio, abordará, inicialmente, o estudo da derivada voltado para a Física, com o auxílio dos professores dessa disciplina, e aproveitará essas ideias iniciais para o estudo do gráfico da função do 2º grau, na disciplina Matemática, que tratará, também, dos problemas da reta tangente e máximos e mínimos, com foco nessa função. No segundo ano, a Física continuará como participante ativa nos conceitos de taxa de variação com o auxílio da derivada, e a Matemática terá no binômio de Newton a oportunidade da abordagem de algumas regras de derivação. No terceiro ano, a Física continua seu papel, enquanto a Matemática apresenta aos estudantes que querem se dedicar mais à disciplina um conteúdo mais formal, com o auxílio de noções de limites e continuidade, abordando desde a definição de derivada até o estudo das regras de derivação, com as devidas justificativas, além de uma abordagem mais ampla do esboço de gráficos e problemas de otimização. Como metodologia, com base na prática docente, procuramos apresentar um breve histórico da abordagem do Cálculo no Ensino Médio, e mantivemos a abordagem dos tópicos tradicionais do Ensino Médio, somando, agora, uma nova ferramenta, a derivada, visando acrescentar novos conteúdos ou comparar o antes e o depois, com a chegada do Cálculo, tendo o uso de recursos tecnológicos, como é o software GeoGebra, como apoio para isso.

Presidente - 1528716 - MARTA ELID AMORIM MATEUS
Interno - 3993994 - SAMUEL BRITO SILVA
Externo à Instituição - ANGELICA DA FONTOURA GARCIA SILVA
Externo à Instituição - CHARLES BRAGA AMORIM