Banca de DEFESA: LUIS CARLOS GOIS DE OLIVEIRA

DISCENTE: LUIS CARLOS GOIS DE OLIVEIRA
DATA: 29/08/2017
LOCAL: LEPEM - Campus Professor Alberto Carvalho
TÍTULO: ANÁLISE DE ERROS COMETIDOS PELOS DISCENTES DO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NO ESTUDO DOS NÚMEROS RACIONAIS NA SUA FORMA FRACIONÁRIA
PALAVRAS-CHAVES: Frações; Análise de erros: fundamenta e médio; Comparação dos resultados.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de investigar quais são as dificuldades apresentadas por alunos do sétimo ano com relação as quatro operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão) no estudo das Frações e ao mesmo tempo analisar se essas mesmas dificuldades persistem com os alunos do primeiro ano do ensino médio. Percebe-se que este assunto é pouco explorado nos livros didáticos do ensino fundamental e com isso os alunos demonstraram uma certa dificuldade nas suas resoluções, visto, apresentaram mais dificuldades os alunos do ensino médio. A pesquisa fundamentou-se numa abordagem qualitativa e numa pesquisa de campo. Foi feita a aplicação de um questionário a vinte alunos da turma do sétimo ano e a vinte alunos de uma turma de primeiro ano do Colégio Estadual Cícero Bezerra, localizada na cidade de Nossa Senhora da Glória, Estado de Sergipe. A análise dos dados deu-se mediante estudos dos obstáculos e análise dos erros apresentados pelos alunos na resolução do questionário. Diante de todas as dificuldades encontradas pelos alunos, concluímos que há um longo caminho a ser percorrido para que os alunos tenham um conhecimento satisfatório sobre o tema do estudo.

Presidente - 1063905 - VIVIANE DE JESUS LISBOA AQUINO
Interno - 1377320 - FABIO DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1646555 - TERESA CRISTINA ETCHEVERRIA

Notícia cadastrada em: 24/08/2017 16:48