Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADAILSON DE JESUS SILVEIRA
DATA: 06/05/2016
HORA: 16:00
LOCAL: Sala de Seminários - Departamento de Matemática
TÍTULO: A Contextualização no Ensino de Matemática
PALAVRAS-CHAVES: Contextualização, Ensino de Matemática.
PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:
O presente trabalho faz uma análise sobre a utilização da contextualização no ensino da Matemática, mostrando as infuências para que essa ferramenta ganhasse destaque nas escolas públicas e privadas do país. Além disso, essa pesquisa faz uma reexão sobre a importância de estudar as definições matemáticas e utilizar a Língua Materna para compreender e interpretar os problemas contextualizados.
Foram analisadas algumas questões de Matemática do ENEM, Prova Brasil, PROFMAT, concursos públicos e livros didáticos com o uso adequado e inadequado da contextualização.
Para entender o que os professores de Matemática pensam a respeito dessas modicações no processo de ensino, foi feita uma pesquisa onde serão apresentados os dados coletados e a partir daí construir uma visão mais ampla em relação ao tema.
Contudo, o objetivo desse trabalho é contribuir para a utilização correta da contextualização do ensino da Matemática.