Banca de DEFESA: VERONICA CRAVEIRO DE SANTANA FERREIRA

DISCENTE: VERONICA CRAVEIRO DE SANTANA FERREIRA
DATA: 25/06/2014
LOCAL: Auditorio Vasco Domingues
TÍTULO: De grafos a emparelhamentos: uma possibilidade viável de encantar-se com a matematica
PALAVRAS-CHAVES: Teoria dos grafos; Algoritmos; Matemática – estudo e ensino; Matemática – Práticas de ensino
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

A presente dissertacao tem como objetivo mostrar que a teoria de grafos, sobretudo emparelhamentos, pode ser abordada no ensino medio de forma gradativa. E como a implementacao desta teoria em sala de aula pode despertar nos estudantes o interesse pela matematica. Dessa forma, este trabalho pretende desmitifi car a ideia de que a matematica se encerra com o conteudo do ensino medio aproximando os estudantes das teorias desenvolvidas recentemente na academia. A teoria dos grafose considerada uma ferramenta e ciente para resolver problemas em diferentes areas. Sao inumeras situacoes que podem ser modeladas por grafos que possibilitam desenvolver uma serie de habilidades, por isso ela se torna tao atraente para quem entraem contato com a mesma. Para o desenvolvimento desta dissertacao iniciamos nosso estudo abordando conceitos basicos da teoria de grafos uteis a compreensao deste trabalho, em seguida apresentamos alguns problemas que podem ser trabalhados no ensino medio e nalizamos com um topico especifi co desta teoria, emparelhamentos, com muitas aplicacoes que podem ser contextualizadas e modeladas como problemas praticos do nosso cotidiano.

Externo à Instituição - IVES LIMA DE JESUS
Interno - 2303459 - KALASAS VASCONCELOS DE ARAUJO
Presidente - 1557700 - ZAQUEU ALVES RAMOS

Notícia cadastrada em: 10/06/2014 15:33