Banca de DEFESA: AMANDA LUIZA SOARES SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA LUIZA SOARES SILVA
DATA: 20/05/2022
LOCAL: meet.google.com/oub-mawx-gqo
TÍTULO: MODELO DE EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL VOLTADO PARA AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS
PALAVRAS-CHAVES: Empreendedorismo; Propriedade Intelectual; Transferência de Tecnologia; Spin-off Acadêmico; Universidade pública;
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

As universidades empreendedoras estimulam os contratos de pesquisa, a colaboração entre academia, empresas e governo, a aprendizagem empreendedora, o empreendedorismo acadêmico, a proteção da propriedade intelectual e a transferência de conhecimento e tecnologia para o mercado. Sendo assim, as ações de empreendedorismo voltadas à propriedade intelectual nas universidades objetivam proteger, comercializar, licenciar e divulgar os produtos intelectuais derivados da pesquisa acadêmica. Esses produtos intelectuais podem ser artigos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, patentes, marcas, programas de computador, outros tipos de propriedade intelectual e spin-offs acadêmicos. Nem todas as universidades brasileiras possuem processos e modelos formalizados para comercialização e licenciamento do portfólio de propriedade intelectual, geração de spin-offs e criação de fundos de investimento. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um modelo de empreendedorismo, inovação e propriedade intelectual para as universidades públicas. O estudo foi classificado como descritivo e exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando o método de pesquisa documental e técnicas estatísticas. Os dados primários serão coletados por meio de questionário on-line com professores das áreas de empreendedorismo, inovação e propriedade intelectual. A pesquisa secundária será feita utilizando documentos da Heinnovate, Ranking Princeton Review e Entrepreneur Magazine e Ranking Universidades Empreendedoras da Brasil Júnior. Com a análise dos dados, verificou-se que os Rankings Universitários Globais utilizaram indicadores de empreendedorismo e propriedade intelectual como patentes concedidas, co-patentes com a indústria, spin-offs e empresas de pós-graduados. As universidades europeias estão inseridas dentro de um forte ecossistema que envolve empresas e governo em torno das Comunidades de Inovação do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia e realizam ações de empreendedorismo, inovação e propriedade intelectual com o objetivo de tornar a União Europeia mais competitiva. Quanto aos melhores programas de empreendedorismo de pós-graduação do Ranking Princeton Review e Entrepreneur Magazine, a maior parte está localizada nas regiões Nordeste e Oeste dos Estados Unidos e esses programas desenvolvem diversas atividades relacionadas ao desenvolvimento de habilidades empreendedoras e inovadoras, tais como, cursos de empreendedorismo, mentorias, incubação de startups, competições de modelos de negócios e fundos de financiamento. Em relação ao Ranking de Universidades Empreendedoras do Brasil, percebe-se que as universidades mais empreendedoras são públicas (51% federais e 29% estaduais) e das regiões Nordeste (30%) e Sudeste (25%) e as regiões Sul e Sudeste têm o melhor desempenho em relação às outras regiões. A pesquisa para construção e validação do Modelo de Empreendedorismo, Inovação e Propriedade Intelectual voltado para as Universidades Públicas obteve 79 respostas de todas as regiões do Brasil.

Interno - 1201910 - FRANCISCO SANDRO RODRIGUES HOLANDA
Presidente - 1541859 - IRACEMA MACHADO DE ARAGAO
Interno - 1166728 - JOSE RICARDO DE SANTANA
Externo ao Programa - 2585007 - MATHEUS PEREIRA MATTOS FELIZOLA