Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIMITRIUS PABLO SABINO LIMA DE MIRANDA
DATA: 23/07/2021
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/ihv-eqjw-axn
TÍTULO: PERCEPÇÃO DA INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ÂMBITO DA INOVAÇÃOTECNOLÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: Inteligência Artificial. Propriedade Intelectual. Inovação.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:
A inteligência artificial é um campo de estudo da ciência da computação que visa o desenvolvimento máquinas capazes de resolver problemas complexos e atingir objetivos em situações concretas de forma racional, essa nova tecnologia tem feito uma revolução na sociedade moderna e nas organizações em função de sua capacidade de realizar atividades que costumavam ser exclusiva e tipicamente humanas, como tomar decisões autônomas, aprender e criar. A inteligência artificial tem se tornado um elemento fundamental da indústria tecnológica mundial, uma vez que essa área de estudo apresenta um grande potencial no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores. Diante das possibilidades de inovações tecnológicas e das vantagens competitivas provenientes das capacidades da área da Inteligência Artificial, o objetivo dessa pesquisa é construir um modelo de percepção da influência da Inteligência Artificial no âmbito da inovação tecnológica. Entende-se como relevante as contribuições nessa temática, diante da crescente investimento financeiro na área da Inteligência Artificial, do valor agregado aos resultados dessa tecnologia e da necessidade de proteção de regulação desses ativos. A abordagem metodológica dessa pesquisa caracteriza-se como descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa e qualitativa. A população será formada pelos ecossistemas de inovação de startups do Brasil e coleta de dados será realizada através de questionários tendo. Por meio da análise fatorial exploratória e confirmatória será gerado um modelo de mensuração válido, formado pelos seguintes construtos: Tipos de Propriedade Intelectual relacionados à Inteligência Artificial; Motivações, Barreiras e Facilitadores dos Processos de desenvolvimento da IA; Estratégia e Relações Mercado e Cliente na área de IA; Estrutura, Legislação e Suporte à Inovação no âmbito da Inteligência Artificial.