Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTO OLIVEIRA MACEDO JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBERTO OLIVEIRA MACEDO JUNIOR
DATA: 18/06/2020
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/daniel-pereira-da-silva-2
TÍTULO: “AVALIAÇÃO DA POTENCIALIDADE DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA O TRATAMENTO DA ÁGUA PRODUZIDA NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO”
PALAVRAS-CHAVES: Indústria do petróleo, Água produzida, Inovação
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A indústria do petróleo ainda é majoritariamente um recurso fundamental para crescimento econômico e social, uma vez que existe uma forte dependência entre esses meios. A busca incessante pela inovação tecnológica na indústria do petróleo acarreta na melhoria contínua com maximização das receitas e minimização das despesas com intuito de aumentar a eficiência dos processos existentes bem como a implementação de novos projetos. Nesse contexto, dentre os segmentos da indústria do petróleo, destaca-se o tratamento da água produzida, uma vez que as empresas visam o cumprimento da legislação para descarte de efluentes e a redução de custos por intermédio do desenvolvimento de processos sustentáveis e possíveis reutilizações. A partir dessas constatações, surgem questionamentos acerca do potencial inovador para os processos tecnológicos de tratamento da água produzida da indústria do petróleo. Para elucidar essa questão, esta pesquisa tem por objetivo demonstrar demandas reais da indústria do petróleo com a prática científica, evidenciando a interação da ciência e tecnologia com as suas estratégias de pesquisa. No tempo atual, a indústria do petróleo, avalia constantemente a dinâmica de inovação de seus processos. Tal necessidade induz a busca por indicadores afim de identificar pilares para desenvolvimento de tecnologias principalmente inovadoras para o tratamento da água produzida considerando as demandas econômicas e sustentáveis exigidas pela indústria de maneira global. Neste sentido, a pesquisa auxilia na implementação de um gerenciamento eficiente para análise da aplicação/validação de tecnologias desenvolvidas através de metodologias específicas. Para isto, inicialmente levantamentos bibliométricos teve por finalidade servir de alicerce conceitual para as pesquisas subsequentes, onde o potencial inovador do tratamento da água produzida foi avaliado. Na sequência uma pesquisa específica foi desenvolvida com especialistas da área de tratamento de água produzida para prospectar possíveis cenários. Com os dados obtidos até o momento, foi possível entender as perspectivas e valores divergentes entre a academia e a indústria, sendo ainda possível predizer que em médio e longo prazo tecnologias inovadoras e sustentáveis são promissoras, salientando a importância de uma perspectiva crítica envolvida na interação entre ciência e tecnologia, visto que deverá existir um delineamento para alcançar o objetivo central ambiental e econômico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2022042 - DANIEL PEREIRA DA SILVA
Interno - 426680 - GABRIEL FRANCISCO DA SILVA
Externo à Instituição - JORGE ALBERTO LÓPEZ RODRIGUEZ
Interno - 1637307 - ROBELIUS DE BORTOLI
Externo ao Programa - 2178474 - ROBERTO RODRIGUES DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 15/06/2020 10:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - bemtevi1.bemtevi1 v3.5.16 -r11771-472c34c50e