Banca de QUALIFICAÇÃO: EVANDRO LOPES DE CARVALHO

DISCENTE: EVANDRO LOPES DE CARVALHO
DATA: 18/12/2019
LOCAL: Auditório do DTA
TÍTULO: A DINÂMICA DO PROCESSO INOVADOR NOS NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO DE SERGIPE A LUZ DA TEORIA DA HÉLICE TRÍPLICE
PALAVRAS-CHAVES: Hélice Tríplice; Inovação; Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT); Propriedade Intelectual.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A Teoria da Hélice Tríplice (HT) apresenta um modelo fundamentado nas relações entre governo-universidade-indústria, através do qual se explica a dinâmica da inovação, colocando a academia como ator central desse processo. Com finalidade de gerir a política de inovação e propriedade intelectual das Instituições Cientificas e Tecnológicas (ICT), a Lei da Inovação instituiu a criação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) como uma interface das relações entre as ICT e o ambiente produtivo. Neste contexto, esta pesquisa teve como foco o estudo com os NIT nordestinos e teve como norteador o seguinte questionamento: à luz da teoria da Hélice Tríplice, quais as perspectivas dos gestores dos Núcleos de Inovação Tecnológica com relação à dinâmica do processo inovador no Nordeste brasileiro? E, para responder à questão central de pesquisa estabeleceu-se como objetivo geral analisar, à luz da teoria da Hélice Tríplice, a perspectiva dos gestores dos Núcleos de Inovação Tecnológica com relação à dinâmica do processo inovador no Nordeste brasileiro. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, de natureza aplicada e com abordagem qualitativa e quantitativa, de corte transversal. A presente pesquisa compreenderá duas fases para coleta de dados: 1ª. Fase: Observação direta e análise da bibliografia (para cumprir o objetivo específico 1. Identificar o papel das IES, Indústria e Governo no processo inovativo) e 2ª. Fase: Aplicação de questionário para coleta de informações sobre os NIT (objetivo específico 2. Levantar os fatores mais relevantes para a promoção da inovação; objetivo específico 3. Investigar quais aspectos melhor contribuem para a interação entre os atores da Hélice Tríplice; objetivo específico 4. Identificar pontos positivos e fragilidades na supracitada relação). Para viabilizar a coleta e registro de dados, foi elaborado um questionário estruturado com 35 questões fechadas, que buscou conhecer os fatores mais relevantes para a promoção da inovação, aspectos que auxiliam na interação entre os atores da HT e pontos positivos e fragilidades resultantes desta interação.

Presidente - 116.375.605-91 - ANA ELEONORA ALMEIDA PAIXAO
Interno - 1835499 - JOAO ANTONIO BELMINO DOS SANTOS